Notícias

Imprimir
  • 16/07/2021 Geral

    Licença-prêmio negada: sindicatos voltam a pressionar gestão por esclarecimentos

    Licença-prêmio negada: sindicatos voltam a pressionar gestão por esclarecimentos
    Arte: CtrlS
    Servidores que enfrentam dificuldades devem procurar o SISMUC, representante legítimo perante a Prefeitura

    As negativas da gestão aos pedidos de licença-prêmio do segundo semestre têm sido tema de debate e questionamentos por parte do SISMUC e do SISMMAC em conjunto com os servidores. Os relatos recebidos pelos sindicatos apontam que houve locais de trabalho sem nenhuma licença-prêmio liberada e outros onde a somatória de todas as licenças liberadas ficou abaixo da quantidade prevista na Instrução Normativa 07/2021, publicada em junho deste ano.

    O SISMUC levou o tema para debate da base, durante os coletivos de todas as categorias realizados no mês de julho.

    Além disso, os sindicatos já cobraram esclarecimentos da Prefeitura por meio de ofício enviado no dia 7 de julho à Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP) e à Secretaria Municipal de Educação (SME) solicitando que explicassem quais foram os critérios usados e por que tantas licenças foram indeferidas. A questão também foi cobrada durante a reunião dos sindicatos com a SME no dia 13.

    Um novo ofício foi enviado pelo SISMUC e pelo SISMMAC nesta sexta-feira (16) à SMAP e à SME, reforçando a cobrança. O pedido de informações requer da Prefeitura informações sobre quantas licenças-prêmio foram concedidas para os servidores; qual foi o cálculo feito em cada unidade de trabalho para recusar as licenças-prêmio, considerando que a licença-prêmio é limitada a 1/6 do total de servidores em cada local de trabalho e quais foram os critérios aplicados para recusa das licenças.

    Os servidores e servidoras também estão juntos na pressão para que a Prefeitura esclareça o motivo de tantos casos indeferidos. Seguindo recomendação dos sindicatos, os servidores estão enviando e-mail para a Superintendência da Educação com cópia para os sindicatos, solicitando a reconsideração do pedido e transparência nos critérios.

    As solicitações dos servidores via e-mail estão sendo recebidas e organizadas pelo sindicato, para embasar os próximos passos de pressão para a garantia desse direito aos servidores.

    Esclarecimentos via sindicato

    Nesta sexta-feira, a direção do SISMUC recebeu uma cobrança por meio de nota pública do coletivo Sismuc Somos Nós para que solicite informações sobre o caso junto a gestão. O questionamento referente às licenças-prêmio já foi realizado pelo SISMUC e em diversas frentes, o que demonstra o compromisso da atual direção em atender as demandas dos servidores.

    Vale lembrar que os coletivos do SISMUC deste mês foram espaço para debater a questão com servidores que se sentiram prejudicados. No entanto, os integrantes do Coletivo Sismuc Somos Nós não participam em quase nenhum desses espaços que são essenciais para a construção conjunta do sindicato.

    Reforçamos que os servidores que têm dúvidas ou enfrentam problemas nesses casos devem procurar a direção do SISMUC, que é representante legítimo dos servidores municipais perante a Prefeitura. Você pode encaminhar suas dúvidas para o telefone (41) 99661-9335.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS