Notícias

Imprimir
  • 13/07/2021 Geral

    Maioria dos trabalhadores presentes na assembleia define pela prorrogação do mandato

    Maioria dos trabalhadores presentes na assembleia define pela prorrogação do mandato
    Arte: CTRL S
    Gestão tem mandato ampliado até dia 15 de dezembro, decisão de extensão visa ao processo eleitoral democrático e seguro

    Em assembleia geral extraordinária online do SISMUC realizada nesta terça-feira (13/07) os servidores municipais decidiram estender o mandato da atual direção por mais 45 dias, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

    De acordo com a decisão majoritária da assembleia, o mandato da atual direção “Sindicato é pra Lutar - Firmes com a base” segue até o dia 15 de dezembro. A decisão de estender o mandato foi tomada a fim de viabilizar os prazos para a realização das eleições da diretoria, sem colocar as servidoras e servidores municipais em risco.

    Se o mandado não fosse prorrogado, na próxima semana já teríamos que realizar assembleia para eleição da Comissão eleitoral. Com a prorrogação do mandato, todos os sindicalizados aptos a votar terão condições de acompanhar e participar de fato das eleições do Sindicato.

    Novamente, aqueles que foram derrotados nas eleições do SISMUC em 2018 tentaram inverter a pauta da assembleia e queriam impor uma data para a realização da assembleia da comissão eleitoral, sendo que essa data é um dever da direção do SISMUC definir.


    A direção do SISMUC segue garantindo a ampla participação dos trabalhadores sindicalizados nas instâncias de decisão do Sindicato.
    Garantiremos um processo eleitoral transparente e democrático para que a decisão dos trabalhadores seja respeitada.


    A realização da assembleia atendeu à deliberação tomada em assembleia anterior, no dia 13 de maio, quando os trabalhadores e trabalhadoras decidiram pela prorrogação do mandato da atual direção do SISMUC até o dia 31 de outubro, com convocação de nova assembleia em dois meses, para reavaliação.


    No entanto, como a situação da pandemia em Curitiba ainda está longe de ser controlada, os servidores presentes na assembleia, em consonância com a direção do SISMUC, entenderam que este ainda não é o momento para iniciar o processo eleitoral. Um novo calendário eleitoral levando em consideração o fim do mandato em dezembro será apresentado em breve para os servidores.


    Bandeira amarela: quem sofre com o aumento do número de casos é o servidor


    A Prefeitura de Curitiba flexibilizou as medidas de controle da pandemia e retornou à bandeira amarela, mesmo com o número diário de novos casos ainda alto e os riscos da chegada de novas variantes ainda mais perigosas. Além disso, a retomada das aulas no modelo híbrido também torna este momento bastante sensível para os trabalhadores da educação, que vão estar expostos mesmo sem ter recebido as duas doses da vacina.


    É importante lembrar que em todos os momentos de aumento de número de casos quem é diretamente atingido são os trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, como a saúde. Além disso, também estão na linha de frente, os trabalhadores que lidam com as consequências da crise sanitária e econômica, como a assistência social e a fiscalização, sendo que estes ainda não receberam a segunda dose da vacina e em algumas categorias, nem a primeira dose foi distribuída.


    O debate propiciado pela assembleia reforçou o entendimento da categoria de que para garantir um processo democrático e com ampla participação dos servidores é indispensável prezar pela segurança dos servidores e servidoras diante da pandemia. Por isso, para garantir um processo eleitoral participativo é necessário também garantir a segurança de todos!


    O SISMUC segue ativamente acompanhando a situação da pandemia e lutando por condições seguras de trabalho para servidoras e servidores.
    Se você enfrenta problemas no seu local de trabalho, faça sua denúncia de forma anônima para Fala, servidor, pelo WhatsApp (41) 99661-9335.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS