Notícias

Imprimir
  • 03/05/2021 Geral

    Dia do trabalhador é celebrado com carreata classista e solidária

    Dia do trabalhador é celebrado com carreata classista e solidária
    Carreatas, atos virtuais e manifestações reforçaram a luta em defesa da vida e dos direitos da classe trabalho

    No último sábado (1º), o SISMUC e o SISMMAC participaram da carreata solidária do Dia do Trabalhador, organizada em conjunto com a Intersindical, centrais e outros sindicatos do Paraná.

    Mesmo com as restrições impostos pela pandemia, a manifestação celebrou o caráter classista da data e deu exemplo de solidariedade com arrecadação de alimentos e material de higiene para serem doados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

    A carreata partiu dos terminais do Pinheirinho e Santa Cândida e terminou na Praça Nossa Senhora da Salete, no Centro Cívico. A manifestação reforçou a luta pela garantia de vacina já e para todos, pelo retorno imediato do auxílio emergencial de no mínimo R$ 600,00, pelo fortalecimento do SUS, contra as privatizações e contra a Reforma Administrativa.

    O Dia do Trabalhador homenageia uma greve geral realizada há 135 anos, que serviu como estopim para a mobilização internacional que conquistou a redução da jornada de trabalho. A data é um marco na nossa luta histórica contra o Capital e seus governos de plantão que atacam os direitos e a vida de trabalhadoras e trabalhadores. É por isso que o 1º de maio deve ser celebrado com luta, em um ato sem a participação de governos e patrões.

    Para marcar essa data tão importante, a Intersindical - Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora e a CPS-Conlutas realizaram um ato virtual que contou com a participação de sindicatos e movimentos de vários estados do país, além de camaradas de outros países que enviaram sua saudação e contaram um pouco sobre a sua luta. A manifestação foi retransmitida nas redes sociais dos sindicatos. Reveja aqui o ato virtual.

    O 1º de Maio deste ano também foi marcado por várias manifestações desde o início da manhã, com panfletagens nos locais de trabalho e terminais de ônibus, carreatas e ações de solidariedade com arrecadação de alimentos em todas as regiões do país.

    As carreatas, atos virtuais e manifestações que seguem os protocolos necessários a prevenção da Covid-19 são um passo importante para fortalecer nossa organização enquanto classe trabalhadora, na luta contra o governo genocida de Bolsonaro e os ataques do Capital. Seguiremos firmes na luta em defesa da vida e dos direitos da classe trabalhadora, nos preparando para o reencontro nas ruas!

    Imprensa Sismuc e Sismmac
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS