Notícias

Imprimir
  • 05/04/2021 Geral

    Servidores da FAS, fiscais e ACEs farão testes de Covid-19 gratuitos na quinta-feira

    Servidores da FAS, fiscais e ACEs farão testes de Covid-19 gratuitos na quinta-feira
    Arte: CtrlS
    Exames estão sendo feitos em parceria com o Setor de Ciências Biológicas da UFPR

    Na próxima quinta-feira (8), das 8h às 9h45, terá continuidade a realização dos testes gratuitos para Covid-19 nos servidores da Fundação de Ação Social (FAS) e agora também para fiscais da Prefeitura de Curitiba e Agentes de Combate às Endemias (ACEs). A ação, resultado da parceria entre o SISMUC e o setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve início na segunda-feira com a realização de exames em servidores da FAS. Muitos compareceram para a realização do teste no Centro Politécnico da UFPR, no Jardim Botânico.

    Os ACEs, fiscais e servidores da FAS interessados em fazer o teste na quinta-feira, 8 de abril, devem preencher o formulário de inscrição. Não é necessário ser sindicalizado. 

    A gestão do desprefeito Rafael Greca não deu prioridade para realização de testes nos servidores municipais. A contaminação pelo novo coronavírus vem ocorrendo, e o trabalho tem continuado sem que seja realizada a testagem nos colegas de local de trabalho. Quando o servidor tem confirmado diagnóstico pra Covid-19, a Prefeitura tem reduzido o período de afastamento do servidor, para apenas 10, ou 7 dias, contrariando as orientações dos órgãos de saúde para isolamento de 14 dias, e colocando todos colegas em risco de contaminação.

    A coleta do material para o teste é feita no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas - Centro Politécnico, no Jardim das Américas. O acesso ao local da testagem deve ser feito pela portaria da rua Amoroso Costa, no dia e horário indicado.

    O teste é do tipo RT-qPCR que detecta a presença do material genético do Sars-CoV-2. O resultado é enviado posteriormente por e-mail. Para realização dos testes o servidor deve fazer jejum 30 minutos antes de realizar o exame, período em que não deve ingerir nenhum líquido e nem escovar os dentes. O procedimento de coleta é super rápido.

    O setor da UFPR que realiza este trabalho tem capacidade limitada, por isso a coleta para os testes está sendo em momento determinado. O SISMUC junto com o SISMMAC, parceiros na luta em defesa dos servidores públicos municipais, também estão conversando com a UFPR para proporcionar testes de Covid-19 para o conjunto de servidores da educação, além das demais categorias do serviço municipal.

    Infelizmente, devido a falta de ação dos governos, ainda estamos distante do controle da pandemia. E é com mobilização dos trabalhadores que estamos cobrando testagem e imunização para os servidores municipais. Vida valem muito!

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS