Notícias

Imprimir
  • 06/04/2022 Na Pauta

    Enfermagem fará novo ato pela aprovação do PL 2564/20

    Enfermagem fará novo ato pela aprovação do PL 2564/20
    O grupo se reúne no dia 07/04, a partir das 17h na Boca Maldita, no Centro de Curitiba, para mobilizar a população sobre a aprovação do piso nacional da enfermagem.

    Amanhã (07/04) se comemora o Dia Mundial da Saúde, datacriada para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Porém, também precisamos voltar nosso olhar para os profissionais que cuidam da saúde da população.

    A enfermagem reivindica por maior valorização da categoria e por conquista do piso salarial nacional, uma vez que há muita discrepância nos salários dos profissionais.

    Em entrevista realizada pelo SISMUC com o deputado federal Enio Verri sobre a votação do PL 2564 no plenário, ele comenta sobre essa diferença salarial por região: “A diferença é gritante, às vezes o salário do profissional de Quatro Barras [município do Paraná] é ? do salário dos profissionais de Curitiba. Então, a garantia do piso é minimamente poder negociar, através dos sindicatos, que é desse valor para cima”.

    Assista a entrevista completa com o deputado em nosso canal do YouTube, clicandaqui.


    Ato na Boca Maldita

    O Fórum Nacional da Enfermagem, em ato unificado com outras entidades de luta, convoca os profissionais da enfermagem para se juntarem amanhã, na Boca Maldita, a partir das 17h, para manifestação em prol da aprovação do piso salarial nacional.

    O piso favorece a melhoria da qualidade de vida dos enfermeiros e é considerado pela categoria um passo importante para o reconhecimento desses profissionais indispensáveis na sociedade. “A aprovação do PL 2564 será uma conquista para a enfermagem, para o SUS e para a sociedade como um todo”, aponta Irene Rodrigues da Silva, coordenadora da pasta de Políticas Sociais e Direitos Humanos aqui do SISMUC.

    PL 2564/2020 - O projeto de lei estabelece piso de R$ 4.750,00 para enfermeiras e enfermeiros, 70% desse valor para técnicos e técnicas e 50% para auxiliares e parteiras.

    No dia 22 de março, houve a aprovação na Câmara dos Deputados da urgência de tramitação do projeto, com 458 favoráveis e 10 contrários. A partir desta data, foi dado o prazo de cinco semanas para votação do mérito, devendo ser avaliada, dentro desse prazo, questões como a fonte orçamentária para municípios que não têm condições de pagar o piso.

    Participe do ato conosco, vamos pressionar a discussão do projeto de lei para que esta segunda etapa seja antecipada e o PL 2564 seja votado urgentemente.


    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS