Notícias

Imprimir
  • 16/03/2022 Na Pauta

    Coletivos 2022: SISMUC se reúne com a categoria da saúde na última terça-feira (15)

    Coletivos 2022: SISMUC se reúne com a categoria da saúde na última terça-feira (15)
    Durante o coletivo, servidores tiraram as dúvidas que cercam a categoria e apresentaram as demandas atuais.

    Na noite de ontem (15), nos reunimos com a categoria da saúde para o nosso primeiro coletivo em modelo presencial de 2022. Durante a conversa, repassamos para a categoria os processos referentes à saúde que estão em tramitação, assim como recebemos as demandas que a classe enfrenta no momento, como a falta de aceitação da Licença para Tratamento de Saúde (LTS) de familiares dependentes, pela Perícia Médica.

    As trabalhadoras e trabalhadores também cobram por uma maior mobilização da população em favor da categoria, diante do descaso que sofrem constantemente. Eles reforçam que não é responsabilidade dos servidores se há falta de um atendimento de qualidade nas UBSs e UPAs.A realidade, é que os profissionais da saúde sofrem com a precariedade do ambiente de trabalho, com a falta de equipamentos adequados, e, atualmente, a quantidade de servidores não condiz com a demanda necessária.

    Como forma de solucionar este problema, pautamos a necessidade de se realizar um mapeamento de funcionários de todas as áreas (médicos, auxiliares e técnicos de enfermagem, dentistas, etc), para entender onde está a lacuna e, a partir daí, preenchê-la.

    Outra dificuldade enfrentada pelos profissionais é com o software interno, utilizado para cadastrar os usuários que utilizam o sistema de saúde. Segundo os servidores, o programa apresenta falhas constantes e não é integrado com todos os setores, gerando ainda mais demora nos atendimentos ofertados à população.

    Reunião com a SMS 
    Também foi pauta do coletivo, o encontro entre o SISMUC, a Secretaria Municipal de Saúde e o SMAP que ocorreu na quinta-feira (10). Na reunião, abordamos sobre a necessidade de se adequar os fluxos de atendimento nas unidades, de uma comunicação efetiva e transparente com os servidores e de uma campanha para sensibilizar a população para evitar agressões aos profissionais.

    Saiba mais sobre a reunião: Em reunião com SMAP e SMS, SISMUC apresenta pauta dos servidores municipais da saúde

    Coletivos: modelo online ou presencial?
    Após dois anos de pandemia e reuniões via transmissão de vídeo online, compreendemos que o retorno às atividades presenciais precisarão voltar a ser um hábito entre as pessoas. Mesmo com a baixa adesão no coletivo de ontem, acreditamos que, aos poucos, as servidoras e servidores voltarão a se acostumar com o modelo presencial.

    Por isso, decidimos em conjunto com a categoria, manter o próximo coletivo da saúde de forma presencial, marcado para o dia 19 de abril, às 19h.

    Convocamos as servidoras e servidores a participarem dos coletivos, estes espaços funcionam para que, juntos, possamos debater as reivindicações da categoria e buscar as possíveis soluções. SISMUC - Sindicato pra valer!


    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS