Notícias

Imprimir
  • 08/03/2022 Na Pauta

    Prefeitura desrespeita portaria que estabelece dimensionamento para as turmas dos CMEIs

    Prefeitura desrespeita portaria que estabelece dimensionamento para as turmas dos CMEIs
    Com mais crianças do que profissionais, as aulas são prejudicadas e os profissionais sofrem com a falta de adequação à rotina de educação infantil.

    Os professores e profissionais que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) enfrentam novamente o desrespeito ao dimensionamento que estabelece o número de profissionais presentes em sala, em relação à quantidade de crianças.

    A composição das turmas deve obedecer os critérios estabelecidos na Portaria nº 33-2020, da Secretaria Municipal de Educação. A normativa determina o dimensionamento de profissionais de acordo com o número de crianças por turma, a partir do período do ensino infantil.

    A quantidade de denúncias vem aumentando a cada dia e, seguimos sem um posicionamento da Prefeitura de Curitiba. Uma professora do CMEI na Regional do Bairro Novo relata que, atualmente, é responsável por uma sala com 27 crianças, sendo uma delas com necessidades especiais, em uma turma de pré-escola.

    A Portaria prevê que, em turmas de pré-I e pré-II, o dimensionamento deve seguir a regra de01 profissional para até 16 crianças. Ou seja, há uma desproporção nos números e, consequentemente, isso prejudica a gestão do espaço, a segurança tanto dos professores quanto das crianças, além de causar um impacto negativo no dia a dia de aprendizado.

    Cabe aos Núcleos Regionais de Educação e ao Gabinete da Secretaria Municipal da Educação tomar as devidas providências para reajustar o dimensionamento das turmas dos CMEIs de Curitiba, para que as crianças aprendam de forma adequada e garantindo a excelência no atendimento dos profissionais da educação infantil do município.


    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico


Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS