Notícias

Imprimir
  • 13/12/2021 Na Pauta

    Vereadores da base do prefeito aprovam ataque na aposentadoria dos servidores

    Vereadores da base do prefeito aprovam ataque na aposentadoria dos servidores
    Arte: CtrlS
    Continuamos firmes na campanha de coleta de assinaturas para o referendo popular e tentar reverter este ataque

    Mais uma vez os vereadores da base aliada do prefeito Rafael Greca aprovaram um ataque aos direitos dos servidores públicos municipais. Com 27 votos favoráveis e 11 contrários (veja abaixo como foram os votos), foi aprovado em primeira discussão o projeto de lei complementar que regulamenta a Reforma da Previdência para o funcionalismo, imposta com a mudança na Lei Orgânica de Curitiba. Foram apresentadas 28 emendas para tentar reduzir o impacto, mas ainda assim a proposta representa um duro ataque na aposentadoria dos servidores que terão que trabalhar mais e ganhar menos quando se aposentar.

    Para tentar mudar este cenário continuamos firmes com a coleta das assinaturas para o referendo popular que poderá suspender a mudança na lei orgânica. Converse com seus colegas, familiares, amigos e comunidade atendida. Vamos chegar às 65 mil assinaturas válidas para tentar barrar este ataque! Se ainda não tem a folha para coleta das assinaturas clique e baixe aqui.

    Os sindicatos que representam o conjunto dos servidores municipais ocuparam a tribuna da Câmara para, mais uma vez, manifestar a indignação com a proposta e as dificuldades que ela vai trazer para o funcionalismo. O Sismuc (foto) lembrou da dedicação dos servidores, que honrosamente representam a Prefeitura de Curitiba para a população, das dificuldades enfrentadas durante a pandemia e alertou que não adianta fazer reforma se não fizer novos concursos públicos para completar o quadro de servidores que irão contribuir para o Instituto de Previdência do Município de Curitiba (IPMC). Afinal, a dificuldade de caixa no IPMC, motivo alegado para realizar a reforma e garantir a aposentadorias futuras não foi provocado pelos servidores que mensalmente contribuem para a aposentadoria, e sim pelos diferentes governos que promoveram saques no fundo do IPMC e deixaram de contribuir com o valores patronais. Só o Greca retirou cerca de R$ 700 milhões do fundo do IPMC!

    Seguimos firmes na luta em defesa dos direitos duramente conquistados pelos trabalhadores. É necessário reforçar a mobilização para alcançarmos a meta de 65 mil assinaturas de eleitores de Curitiba até o dia 20 de dezembro.

    Se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatar o pedido e confirmar a realização do referendo, o projeto fica em suspenso. Isso quer dizer que o aumento da idade mínima para aposentadoria e a taxação sobre os aposentados e pensionistas não poderiam ser aplicadas até que saia o resultado do referendo. Vamos mostrar a força dos servidores. Unidos somos fortes!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS