Notícias

Imprimir
  • 02/09/2021 Na Pauta

    MP 1045, que mudaria a legislação trabalhista, é derrubada no Senado

    MP 1045, que mudaria a legislação trabalhista, é derrubada no Senado
    Arte: Ctrl S
    Derrota do governo Bolsonaro no Senado é vitória dos trabalhadores que lutam pelos seus direitos

    Um grave ataque do governo Bolsonaro contra os direitos trabalhistas foi derrubado nesta quarta-feira (1). Por 47 votos a 27, o Senado rejeitou a proposta da MP 1045, que previa uma série de retiradas de direitos ampliando os ataques da Reforma Trabalhista da 2017.

    O objetivo da MP era fazer alterações na CLT para passar por cima de direitos básicos, criando, por exemplo, vagas de trabalho sem direito a férias, 13º salário e FGTS. Mas, os ataques não paravam por aí, até o pagamento de hora-extra seria impactado. As mudanças eram tão graves que a MP vinha sendo considerada uma tentativa de regulamentação do trabalho escravo.

    É absurdo que diante da grave crise econômica e sanitária vivenciada no país e fortalecida pela incompetência do próprio governo, eles continuem tentando tirar ainda mais direitos. Com a derrota no Senado, o texto vai ser arquivado. Só que isso não acalma a sede de ataques por parte do governo Bolsonaro e seus aliados.

    Uma das nossas principais lutas agora é contra a PEC da Reforma Administrativa que segue em tramitação. Também chamada de PEC da Rachadinha, a proposta planeja o desmonte dos serviços públicos, impactando diretamente toda a população que depende dos serviços como educação, saúde, assistência social, segurança pública e outras áreas atendidas pelo governo.

    Por isso, é importante estar na luta para barrar esse e outros ataques. Participe da mobilização e da luta no dia 7 de setembro. Pela manhã, a partir das 9h, o ato será na ocupação Nova Esperança, em Campo Magro, em defesa do direito à moradia. À tarde, a partir das 16h, o ponto de encontro é a Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da UFPR.

    A classe trabalhadora tem pressa! Não é possível esperar nem mais um dia para dar um basta nesse governo genocida e corrupto. E lembre-se: o ato precisa ser feito com segurança! Use máscaras PFF2/n95, mantenha o distanciamento e use álcool em gel.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS