Notícias

Imprimir
  • 08/12/2020 Na Pauta

    Servidores de atendimento de Covid-19 são assaltados em Unidade de Saúde

    Servidores de atendimento de Covid-19 são assaltados em Unidade de Saúde
    Arte: Ctrl S
    A falta de condições de trabalho está cada vez mais grave nos equipamentos municipais
    A falta de segurança nos equipamentos municipais está cada vez mais grave. Nesta terça-feira (8) trabalhadores da Unidade Básica de Saúde Umbará I foram feitos reféns por um homem armado. A ação aconteceu por volta das 9 horas, quando o homem armado entrou na ala de atendimento para Covid-19 e rendeu cinco trabalhadores do setor que foram trancados em uma sala do local. O homem fugiu em seguida levando três aparelhos celulares dos trabalhadores.

    Destacamos que é importante que o direito à Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) a esses trabalhadores seja garantido, para além de toda a assistência que for necessária.

    Após o assalto, a UBS Umbará I passou a atender com os portões fechados. A ala para atendimento a pacientes com Covid-19 ou sintomas da doença foi fechada temporariamente e conforme informações da Prefeitura, os pacientes com sintomas respiratórios estão sendo orientados a procurar a UBS Sambaqui.

    A falta de segurança nos equipamentos municipais não é novidade. Trabalhadores da Educação têm sofrido assaltos dentro das unidades e nos equipamentos da Saúde já tivemos notícias de assaltos fora dos horários de atendimento. A falta de segurança na unidade prejudica servidores e a população atendida, que também foi vítima da violência praticada, revela a falta de condições de trabalho e contribui para o esgotamento dos servidores.

    A presença da guarda municipal nos equipamentos municipais é um pedido antigo do SISMUC e do conjunto dos servidores, como medida preventiva para evitar ações como a que ocorreu na UBS Umbará I. A guarda foi acionada após a ocorrência.

    Em meio a pandemia de Covid-19, servidores e população estão em risco e não vemos ação da gestão Greca para defender os servidores que garantem o atendimento à população. Chega de descaso! A vida vale mais e é preciso unir nossas forças e cobrar sistematicamente a gestão Greca para mais segurança nos equipamentos.
    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS