• 21/09/2022 Na Pauta

Carta Aberta à população pela valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Enfermagem

A luta pelo piso salarial continua!

Do nascer ao morrer, a Enfermagem está com você! Agora, nós precisamos do seu apoio.

Nós, profissionais da Enfermagem do setor público e privado, juramos dedicar a vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e ética. Estamos ao lado da população nos momentos de dor e sofrimento, assegurando o cuidado e o bem-estar a todos e todas — inclusive nos tempos mais sombrios vividos durante a pandemia, quando precisamos enfrentar o colapso nas unidades de saúde.

Buscando nossa valorização profissional, lutamos e nos mobilizamos para conquistar o tão sonhado piso salarial. E, no dia 4 de agosto, foi finalmente aprovada a Lei 14.434/2022, que garante um piso salarial digno aos profissionais da área de Enfermagem. Mas, a alegria durou pouco.

Mesmo com o reconhecimento do nosso inestimável valor para a sociedade, fomos primeiramente atingidos por um veto do Presidente Bolsonaro, impedindo o reajuste anual do piso, que resulta em um piso defasado ao passar dos anos. Depois, a Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços entrou com uma ação questionando a constitucionalidade da Lei do Piso da categoria.

Hoje, a Enfermagem se une e pede a sua ajuda nessa luta! Vamos pressionar para que os Ministros do Supremo Tribunal Federal, façam valer a Lei, garantindo assim um piso salarial digno aos trabalhadores da enfermagem. A demanda é histórica e justa! Sabemos que com diálogo e respeito é possível chegar a uma rápida solução a isso.

Ajude-nos a conquistar a aplicação da Lei no Paraná e em todo o território nacional.

Ligue:
    Ouvidoria do SUS - Curitiba: 0800 644 0041
    Ouvidoria do SUS - Paraná: 0800 644 4414 ou 155
    Ouvidoria da Saúde Governo Federal: 136
    Fundo Nacional de Saúde: 0800 644 8001
    Senado Federal: 0800 0 61 2211
    Congresso Nacional: 0800 0 61 2211

Saudações fraternas,

Enfermagem.

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS