Notícias

Imprimir
  • 31/08/2022 Na Pauta

    Após negociação do SISMUC, CMC sugere a isenção dos 14% para aposentados com doenças graves

    Após negociação do SISMUC, CMC sugere a isenção dos 14% para aposentados com doenças graves
    Desconto de 14% nos proventos dos aposentados acometidos por doenças graves ou incuráveis pode ser isentado

    Foi aprovado ontem (30/08), pela Câmara Municipal, uma sugestão, da vereadora Professora Josete, para que o Poder Executivo isente do desconto os servidores aposentados portadores de doenças graves ou incuráveis que recebam proventos até o dobro do teto dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social. O pedido faz parte da luta do SISMUC para revogação da Reforma da Previdência aprovada em dezembro de 2021.

    No requerimento, que agora será encaminhado para a análise da administração municipal, Josete justifica que tal previsão se dá pelos enormes gastos que estes aposentados têm com o tratamento da saúde. “A maioria dos servidores têm uma grande queda de receita mensal a partir do momento da aposentadoria. Soma-se a isto, a necessidade de arcar com grandes despesas de tratamentos e medicamentos na luta contra as doenças graves ou incuráveis”.

    “A isenção da contribuição de 14% para os aposentados acometidos por doenças como: tumores malignos, demência, cardiopatias graves e doenças dos grandes vasos da base, Insuficiência renal crônica com indicação de tratamento dialítico ou transplante renal e acidentes vasculares cerebrais”, explica professora Josete.

    Para o SISMUC, esse é um passo muito importante e mostra que a gestão Sindicato pra Valer, segue lutando para que essa reforma seja revogada. “Além de ser muito injusta e retirar direitos dos trabalhadores, ela também é perversa com os servidores que estão lutando contra doenças graves. Seguiremos lutando arduamente contra isso”.


    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS