Notícias

Imprimir
  • 09/06/2022 Na Pauta

    SISMUC realiza ato no Cajuru em prol do serviço público e contra a precarização dos CMEIs

    SISMUC realiza ato no Cajuru em prol do serviço público e contra a precarização dos CMEIs
    Ato que acontece neste sábado (11), a partir das 14h, faz parte de uma série de outros programados para acontecer em todas as regionais de Curitiba.

    “Todo criança merece o melhor”, em prol do serviço público de qualidade, contra a precarização dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Esse é o objetivo do ato politico-cultural que será realizado pelos professores de educação infantil, organizados no Sindicato dos Servidores Públicos de Curitiba (SISMUC), neste sábado (11/06), das 14h às 16h, na Rua Engenheira Enedina Alves Marques, 225, no bairro Cajuru, entre a Escola Omar Sabbag e a Unidade de Saúde Cajuru.

    Desde o início do ano, os professores de educação infantil vêm se mobilizando e denunciando a grave situação vivida nos CMEIS com a falta de servidores para garantir o atendimento de qualidade e a inclusão das crianças, inclusive as com deficiência (PCD). Com isso, dando continuidade às mobilizações, os profissionais estão realizando diversos atos nas regionais de Curitiba. O primeiro foi realizado no Tatuquara, no dia 28 de maio.

    Durante a atividade, o SISMUC pretende fortalecer o diálogo com a comunidade, pautando os problemas enfrentados nos 26 CMEIs do bairro Cajuru, mas também em todo o serviço público, desde a saúde, segurança pública, ação social, até o esporte, lazer e o meio ambiente. Também será ofertado gratuitamente brinquedos infláveis e atividades lúdicas para as crianças.

    Entenda a situação — Como não há concurso público para a contratação de servidores de carreira para a educação infantil desde 2016, o número de professores em sala é insuficiente para garantir a qualidade e a segurança no atendimento das crianças.

    Na tentativa de solucionar o problema, a Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) está realizando a contratação de profissionais via Processo Seletivo Simplificado (PSS). No entanto, o contrato é temporário, de no máximo 2 anos. Isso aumenta a rotatividade de servidores, impossibilita o desenvolvimento do trabalho pedagógico de qualidade, e, principalmente, quebra o vínculo emocional, afetivo e de confiança que as crianças e a comunidade possuem com os profissionais de educação que já atuam nos CMEIs.

    A falta de servidores desencadeia diversos outros problemas, como a falta tutores para atendimento de crianças com deficiências (PCDs); a não garantia do direito a hora-atividade dos profissionais, situação que impossibilita o planejamento e organização das atividades pedagógicas, bem como o atendimento da comunidade; longas filas de espera para conseguir uma vaga nos CMEIs (em Curitiba há mais de 7 mil crianças entre 0 a 3 anos esperando por uma vaga nos Centros Municipais);

    Os servidores apontam que para solucionar este problema é urgente a realização de concurso público para a contratação de professores de educação infantil, pois, segundo eles, “somente com servidores de carreira será possível garantir um serviço público de qualidade”.

    No link, veja a pauta completa de luta dos servidores e servidoras e o realizado do dia 30 de abril no centro de Curitiba (https://conteudos.sismuc.org.br/ato-da-educacao-infantil)

    ________________

    Mais informações:
    Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (SISMUC)
    Imprensa SISMUC - Riquieli ou Carol (41) 3322-2475
    Soraya (41) 99556-0161
    Juliana (41) 99560-0067

    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS