Notícias

Imprimir
  • 28/10/2021 Na Pauta

    Dia do servidor público: Firmes na luta!

    Dia do servidor público: Firmes na luta!
    Arte: Ctrl S
    Se não temos o que comemorar, temos muito orgulho de nos manter firmes na luta para defender nossos direitos

    Neste 28 de outubro parabenizamos os servidores públicos pelo seu dia. São profissionais que atuam na esfera municipal, estadual e/ou federal que se dedicam a oferecer serviços de qualidade para a sociedade brasileira. Os servidores representam a concretização de direitos sociais para a população e que mesmo diante dos momentos difíceis se mantêm firmes, como podemos ver neste período de emergência para combate da pandemia do novo coronavírus. Os servidores municipais não pararam de trabalhar, tiveram que se reinventar na atividade, assumir novos riscos sem as condições adequadas para o trabalho, deram e continuam dando seu máximo.

    Mas, infelizmente, os governantes não reconhecem e não valorizam esta dedicação. São ataques do governo federal, estadual e municipal que tentam desmontar as carreiras dos servidores, congelam salários, alteram a aposentadoria, além de discursos que menosprezam os servidores públicos, como se os problemas das administrações fossem provocados pelos servidores.

    Se não temos novas conquistas para comemorar, temos muito orgulho de nos manter firmes na luta para defender nossos direitos e exigir melhores condições de trabalho e de vida. Uma sociedade justa e igualitária se faz com serviços públicos de qualidade. E são os servidores públicos, os trabalhadores que estão na linha de frente, atendendo diretamente a população que representam para a sociedade a cara da cidade, do estado ou da federação.

    Ataques aos serviços públicos

    É preciso ficar vigilante e mobilizado. A PEC 32, da Reforma Administrativa, foi aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados e está pronta para ser levada para votação no plenário. A proposta representa o desmonte do serviço público, acaba com concursos públicos, permite que avaliações de desempenho sejam usadas para demitir e libera a contratação temporária e de apadrinhados políticos, o que tende a aumentar o assédio moral, já tão presente nos locais de trabalho. A PEC propõe uma mudança drástica no papel desempenhado pelo poder público na prestação dos serviços, com o objetivo de avançar na terceirização e entregar para a iniciativa privada serviços que hoje são direito da população e obrigação do Estado.

    Em Curitiba, os servidores municipais comemoram seu dia em estado de greve depois de uma paralisação, que aconteceu em 15 de outubro, em protesto contra os ataques que desvalorizam e precarizam as condições de vida e trabalho dos servidores.

    Já o desprefeito Rafael Greca e os vereadores da sua base aliada aproveitaram a semana do servidor público para promover a Reforma da Previdência Municipal, aumentando a idade para aposentadoria e confiscando parte do salário dos aposentados e pensionistas que até então eram isentos. Isso, depois de suspender 3,14% dos salários do funcionalismo e não abrir negociação da data-base deste ano.

    Os servidores municipais ainda podem esperar novos ataques, pois já tramita na Câmara Municipal proposta para avaliação de desempenho dos servidores e o líder do prefeito, Pier Petruzziello, já disse que em novembro os vereadores vão discutir os novos planos de carreira dos servidores, planos que estão congelados até 31 de dezembro de 2021.

    Tudo isso acontece em um ambiente onde os servidores estão sobrecarregados devido à falta de concursos públicos para completar as equipes de trabalho e muitos em equipamentos sem manutenção e sem condições para adotar medidas restritivas de prevenção à Covid-19.

    Vamos resistir e avançar! Unidos somos fortes e é com a nossa mobilização que vamos enfrentar os desmandos e ataques.

    Participe da campanha para coleta de assinaturas para realizar um referendo popular e suspender os efeitos reforma da previdência no município (clique aqui).

    Imprensa SISMUC SISMMAC SIFAR
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS