Notícias

Imprimir
  • 02/09/2021 Na Pauta

    ICS muda protocolo e cancela atendimento psicológico

    ICS muda protocolo e cancela atendimento psicológico
    Arte: Ctrl S
    Sem aviso prévio, usuários dos serviços foram surpreendidos com consultadas desmarcadas

    CNo setembro amarelo, mês que reascende as discussões acerca da saúde mental e da prevenção do suicídio, a Prefeitura e a gestão do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) suspendem arbitrariamente todos os atendimentos psicológicos e mudam as regras para esses serviços.

    Sem aviso prévio e com uma divulgação quase nula, os usuários do ICS estão sendo surpreendidos nas últimas semanas ao comparecerem às suas sessões habituais de terapia e serem informados de que elas foram canceladas.

    As direções do SISMUC e do SISMMAC protocolaram um ofício na manhã desta quinta-feira (2) cobrando explicações do ICS e exigindo a continuidade das terapias. 

    O que fazer?

    Os sindicatos orientam que os servidores façam uma reclamação formal através do e-mail da Ouvidoria do ICS, acessando o Portal do Beneficiário em https://ics.curitiba.org.br/Beneficiario/ ou pelos telefones 3330-6131 e 3330-6049, de segunda a sexta das 8h às 17h. Além disso, é importante notificar o ocorrido para a ANS, pelo 0800 701 9656 ou www.gov.br/ans, e junto à Frente Parlamentar, composta por vereadores da Câmara Municipal de Curitiba, pelo e-mail retornosegurocmc@gmail.com e pelo WhatsApp (41) 3350-4622.

    Entenda o que aconteceu

    De acordo com o ICS, desde o dia 9 de agosto há um novo protocolo para atendimento psicológico na rede credenciada do Instituto. As consultas diretas não serão mais agendadas pelo paciente e as sessões deverão ser solicitadas por um profissional médico e inclusas no sistema, como as demais terapias (fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional).

    Isso significa que será preciso agendar uma consulta com um clínico geral, por exemplo, para conseguir uma guia para o atendimento psicológico. Além disso, as quantidades de sessões serão liberadas de acordo com a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), conforme normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

    Segundo este novo protocolo, os pacientes que já estão em terapia, e que tiveram sessões desmarcadas, também deverão passar por avaliação médica para aquisição de guia.

    Impactos no tratamento

    Não adianta fazer campanha sobre o setembro amarelo se ao mesmo tempo suspende o tratamento psicológico de milhares de pacientes. Muitos usuários desses serviços do ICS estão desamparados com o cancelamento, com dificuldade para agendar consultas e dar continuidade ao tratamento com os profissionais que já os acompanham.

    A denúncia anônima encaminhada aos sindicatos demonstra como os servidores e servidoras estão desamparados para tratamento de saúde mental: “Cancelaram todas as minhas sessões de terapia mesmo com encaminhamento do médico com meus CIDs, que envolvem depressão e bipolaridade. Simplesmente disseram que “NÃO POSSUO SALDO” para mais nenhuma sessão. O que os gestores do ICS têm na cabeça?”

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS