Notícias

Imprimir
  • 27/08/2021 Fiscais

    Máscaras mais seguras chegam aos trabalhadores da SMU

    Máscaras mais seguras chegam aos trabalhadores da SMU
    Arte: Ctrl S
    Mobilização dos trabalhadores garantiu mais segurança. Seguimos lutando até que todo o funcionalismo esteja protegido

    Pequenas conquistas na pandemia podem significar a vida de um trabalhador. Depois de mais de um ano de luta dos trabalhadores, a Prefeitura finalmente entregou para os servidores da fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) máscaras que garantem uma maior proteção contra a Covid-19.

    A conquista veio apenas após a mobilização dos trabalhadores contra a Prefeitura e a falta de responsabilidade da administração com a saúde e a vida dos servidores. O SISMUC também tem trabalhado constantemente para levar ao Ministério Público do Trabalho os problemas por trás do discurso da Prefeitura, que diz estar fazendo tudo o que pode, mas ignora a ciência e os aprendizados que foram sendo acumulados diante dos mais de 500 dias de pandemia.

    Como usar KN95?

    Uma das orientações mais importantes é de que as máscaras precisam estar bem ajustadas ao rosto. Por ter um elástico lateral, a KN95 pode apresentar problemas de vedação, então é preciso conferir se, quando você respira, o ar sai pelas laterais da máscara.

    A máscara pode ser reutilizada, mas precisa descansar em local arejado por pelo menos 72h antes de ser utilizada novamente. Tenha sempre uma máscara nova e descarte as antigas caso apresentem desgaste ou tenham algum problema com os elásticos.

    E lembre-se, para descartar qualquer máscara é importante cortar os elásticos. Devido ao aumento do descarte, animais terrestres e marinhos estão sendo prejudicados. Por isso, cortar os elásticos ajuda para que eles não fiquem presos.

    Foi preciso luta e organização para garantir o mínimo e seguiremos lutando para garantir o máximo. As máscaras distribuídas pela administração são as chamadas KN95, que possuem proteção adequada, entretanto, nem todas são aprovadas pelo órgão de fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, o SISMUC conferiu se a marca distribuída pela Prefeitura está na lista de aprovação da Anvisa para garantir a segurança dos trabalhadores.

    Veja a lista de fabricantes que devem ser evitados 

    É importante sabermos que agora os servidores têm condições mais adequadas e
    estarão mais seguros, inclusive entendendo que a pandemia não acabou e que novas variantes podem se espalhar ainda mais rápido pela cidade.

    Os trabalhadores da SMU passam por muitos locais diferentes e têm contato com diversas pessoas durante a sua jornada de trabalho. Além disso, sabemos que o transporte coletivo de Curitiba, utilizado pelos trabalhadores para chegar aos locais de trabalho, tem estado lotado independente do grau da pandemia na cidade, o que também coloca os servidores em risco.

    A pandemia não acabou e os cuidados devem continuar!

    Mesmo com o discurso de que a pandemia está controlada, Curitiba ainda segue com a taxa de ocupação de leitos alta. Além disso, a imunização com a segunda dose da vacina só chegou até 1/3 da população Curitibana, isso significa que estamos longe do controle da pandemia previsto quando cerca de 70% da população for completamente imunizada.

    Enquanto isso, não importa o discurso dos políticos, o que precisamos fazer é manter as medidas de segurança. Entre elas, o uso de boas máscaras que realizem a filtragem e a vedação completa.  Por isso, seguimos lutando para que os trabalhadores do serviço público estejam mais seguros!


    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS