Notícias

Imprimir
  • 28/05/2019 Geral

    Mesa de negociação de pautas gerais não apresenta avanços para os servidores

    Mesa de negociação de pautas gerais não apresenta avanços para os servidores
    Repórter da base
    Só com mobilização os servidores vão conseguir recuperar os planos de carreira congelados e garantir melhores condições de trabalho
    A continuação da negociação da pauta de reivindicações gerais dos servidores públicos municipais de Curitiba, que aconteceu na tarde desta terça-feira (28), terminou sem avanços. Só com mobilização os servidores vão conseguir recuperar os planos de carreira congelados e garantir melhores condições de trabalho. “Não há interesse nisso”, “Não é pertinente”, foram algumas das respostas da administração durante a reunião.

    Em uma das pautas apresentadas nesta reunião, a administração municipal se comprometeu com a possibilidade de rever o reajuste no valor do auxílio refeição que hoje está no valor diário de R$ 10,84. O SISMUC solicitou que o valor diário chegue a R$ 36,00, mas a administração informou que o valor será aumentado de acordo com o reajuste salarial. Porém e só será discutida a partir de setembro, quando terá início as mesas de negociações referentes as cláusulas econômicas.

    A falta de servidores nas secretarias e a possibilidade de contratação pelo Processo de Seleção Simplificado (PSS) para assumirem vagas legais de servidores estatutários também foram debatidas. A administração, que está trabalhando pela contratação precarizada por meio do PSS, afirmou que não há pedido de nenhuma secretaria para contratação de PSS, e que as vagas legais serão ocupadas por servidores concursados.

    Sobre o apoio jurídico para as situações em que o servidor é processado por fatos oriundos do seu trabalho, foi esclarecido que existe um procedimento para solicitar a assistência jurídica, e é necessário fazer abertura de protocolo, e apresentar o orçamento de um advogado.

    Com relação ao remanejamento de servidores dentro da estrutura, a Prefeitura informou que só é possível fazer dentro das secretarias. Eventualmente podem ocorrer remanejamentos entre secretarias, mas não de forma sistemática. Os interessados devem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos para se informar se há vagas e se preenche os requisitos.

    Na pauta referente ao pagamento de horas extras no mês de competência, a administração informou que o pagamento é feito conforme o repasse das secretarias.

    Sobre o fim de terceirizações dentro da Prefeitura e das Parcerias Público Privadas (PPP), foi respondido que são situações que não terão mudanças. Conforme a administração as terceirizações são nos serviços de manutenção da estrutura de funcionamento dos equipametos públicos como limpeza, roçada, e que não há estudos para ampliação dessas terceirizações. Já com relação as parcerias PPP, a administração vê que é um caminho sem volta.

    Com relação a licenças-prêmio o SISMUC solicitou relatórios quantitativos sobre as LPs que podem ser incorporadas, quantas foram liberadas no período de 2017 a 2019 por secretaria, e quantas tem para serem usufruídas. A negação de LP é uma situação que gera muitas denúncias apresentadas ao sindicato.

    A respeito dos planos de carreira congelados, foi informado que foram formadas comissões para analisar se há necessidade de mudanças ou não. O SISMUC ressalta que nem o sindicato e nem os trabalhadores foram convidados para compor as comissões, que deverão apresentar relatório final em setembro.

    Os servidores devem ficar de olho, pois não podemos deixar que os planos de carreira, construídos com os trabalhadores ao longo dos anos seja refeito sem a participação dos maiores interessados, que são os servidores.

    As questões relacionadas a saúde ocupacional serão tratadas em nova reunião prevista para esta quarta-feira (29). As pautas econômicas que tratam de piso salarial, gratificações e reajuste da data-base serão discutidas no segundo semestre.

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS