Notícias

Imprimir
  • 19/06/2020 Defesa Social

    Fala, Servidor: na FAS servidores são diagnosticados com Covid-19

    Fala, Servidor: na FAS servidores são diagnosticados com Covid-19
    Arte: CTRL S
    Prefeitura não aplicou quarentena em quem teve contato com os servidores infectados e não realizou testes na equipe

    Mais uma vez a Fundação de Ação Social (FAS) é alvo de negligência por parte da Prefeitura. Como se não bastasse a abertura precoce dos CRAS sem a estrutura adequada, agora, alguns servidores estão apresentando diagnóstico positivo para o novo coronavírus.

    O que surpreende é que mesmo assim, os demais trabalhadores da regional seguem sem nenhuma orientação. É chocante ver como o discurso e a prática da gestão não combinam, afinal de contas, de acordo com a administração a saúde dos servidores é uma das maiores preocupações nesse momento, o que claramente, não é verdade!

    Para controlar a doença no serviço público seria necessário realizar testes nos servidores que tiveram contato com outros trabalhadores da mesma unidade que tenham sido infectados. Isso porque sabemos que as condições de trabalho nos equipamentos não permitem um distanciamento social constante. Os trabalhadores almoçam no mesmo local, utilizam o mesmo banheiro, e muitas vezes as salas de trabalho são pequenas e sem ventilação adequada. Esse problema acontece em diversos equipamentos da Prefeitura!

    E, embora o alerta laranja pareça uma novidade, os Sindicatos estão desde o início de março avisando a administração de que a situação no município iria piorar e que por isso, era necessário preparação. A abertura do comércio e outras ações por parte da gestão Greca não vieram acompanhadas de uma redução no número de casos e nem de medidas efetivas de prevenção à Covid. E isso, não é apenas um despreparo do desgoverno, mas sim, uma representação da política de Greca para a população mais pobre e para os servidores.

    Por isso, os testes para os servidores são necessários! Já que com essa suposta “normalização” da vida imposta pela Prefeitura, os servidores também ficam mais expostos ao contágio, pois atendem a comunidade todos os dias. Estamos pressionando para que os testes nos servidores sejam realizados o quanto antes e com frequência.

    Infelizmente, já são 97 mortes no município pelo vírus, um grande aumento em relação ao último boletim semanal realizado no dia 12 de junho, no qual constavam 74 óbitos. Isso sem falar da possível subnotificação.

    Seguimos firmes realizando as denúncias e pressionando a administração por condições de trabalho adequadas durante a pandemia. Não se esqueça que é a sua denúncia que fortalece as reinvindicações! Para denunciar entre em contato com o SISMUC através do WhatsApp: (41) 9661-9335 de forma sigilosa. #NãoAceitaremosPerderMaisNinguém


Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS