Na Pauta

  • 23/07/2022 Na Pauta

    Aposentados e polivalentes: mesa de negociação avança nas pautas específicas das categorias

    Aposentados e polivalentes: mesa de negociação avança nas pautas específicas das categorias

    Na tarde de ontem (22) realizamos mesa de negociação das pautas de reivindicações específicas dos aposentados e polivalentes. Entre os pontos debatidos com a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal (SMAP), com Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e com o Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), tivemos avanços e conquistas relacionados ao ICS e discussões que tratam de melhorias nas condições de trabalhos dos servidores polivalentes.

    O SISMUC aponta a necessidade de ampliação das especialidades voltadas à geriatria dentro da Unidade do ICS, e não somente na rede credenciada. Afinal, o atendimento se torna limitado e oneroso quando resta ao servidor aposentado somente opções de médicos credenciados — em que há a cobrança de coparticipação. A administração do ICS declara que prioriza médicos da família para possibilitar o acompanhamento médico de forma integral e se compromete a estudar a possibilidade de um programa voltado à melhor idade.

    Durante a reunião, nós questionamos sobre a falta de profissionais na Unidade do ICS, ressaltando a importância de mais contratações.“Eu gostaria de saber o que causou essa precarização dentro do ICS, nos quadros de atendimento, tendo em vista que temos servidores da ativa e inativos que pagam. Eu tenho que fazer consulta, pois tenho comorbidade, de 3 em 3 meses. Faz exatamente 1 ano que não consigo médico dentro do ICS. Você entra lá e o lugar está abandonado, dificilmente acha um profissional. E tudo isso está saindo do meu bolso, fora os 14% que o IPMC me tira todo mês”, expõe Casturina, servidora aposentada presente na mesa.

    A administração garantiu realizar estudo de viabilidade para isenção da cobrança de coparticipação nos exames dos servidores cadastrados nos programas de prevenção.

    IPMC - O SISMUC solicitou a retomada do envio dos contracheques pelo correio para quem realmente tiver necessidade, pois muitos aposentados moram em outras cidades ou estados ou têm dificuldade de fazer o acesso online. A administração do IPMC ficou de encaminhar a demanda e retornar ao Sindicato.

    Polivalentes - Nós propusemos rediscutir os pontos da pauta que envolvem a carreira nas discussões relativas e específicas aos planos de carreira. Com relação às condições de trabalho, o SISMUC encaminhará ofício ao SMAP, por secretaria e local de lotação do servidor.

    Acesse a ata da reunião aqui e aqui


Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS