Na Pauta

  • 11/05/2022 Na Pauta

    Coletivo de Saúde se reúne para debater questões da categoria

    Coletivo de Saúde se reúne para debater questões da categoria
    Servidores discutiram a aprovação do Projeto de Lei 2564, a fruição da licença-prêmio e também a rescisão de contrato da PMC com organização social que presta serviço na UPA da CIC.

    Os servidores que integram o Coletivo de Saúde do SISMUC, estiveram reunidos na noite desta terça-feira (11/05), para debater as questões que envolvem a luta da categoria por melhores condições de trabalho, valorização profissional e também pela garantia de saúde pública gratuita e de qualidade.

    A aprovação do Projeto Lei 2564, que estabelece o piso salarial nacional da enfermagem, foi um dos pontos de discussão durante o encontro, assim como, o retorno das pautas apresentadas para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que dizem respeito as condições de trabalho dos profissionais e principalmente a realização de concurso público para a categoria.

    Durante o encontro, os servidores falaram também da dificuldade em fruir do direito à licença-prêmio e das férias. Segundo eles, não há regulamentação estabelecida, ficando sempre a critério das chefias atender ou não a solicitação dos profissionais. A categoria exige que sejam estabelecidos critérios claros para atender esta demanda.

    Os servidores também debateram a rescisão do contrato da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) com a organização social que presta serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Industrial (CIC). O município justifica este procedimento dizendo que a entidade falhou com algumas questões administrativas, entre elas, a de que os médicos não têm recebido seus salários em dia; o desrespeito as convenções coletivas de trabalho; e também não apresentou sustentação de equilíbrio financeiro conforme previsto em contrato.

    Sobre a quebra de contrato, “nós da direção do SISMUC solicitamos que o município apresentasse um plano para garantir a continuidade dos serviços ofertados aos usuários na UPA, a Prefeitura disse haver um planejamento, mas não apresentou. Também nos posicionamos favoráveis ao rompimento do contrato não apenas pelas questões apresentadas, mas principalmente porque defendemos que a gestão dos sistemas de saúde devem ser de exclusividade de servidores públicos concursados, com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.”


    Imprensa SISMUC - Riquieli Capitani
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS