Na Pauta

  • 05/05/2022 Na Pauta

    Conquista da enfermagem: PL 2564 é aprovado na Câmara dos Deputados

    Conquista da enfermagem: PL 2564 é aprovado na Câmara dos Deputados

    Ontem foi um dia histórico para a enfermagem de todo o Brasil. Após muitos anos de luta, finalmente o piso salarial nacional da enfermagem foi aprovado no plenário da Câmara, por 449 votos a 12.

    Mesmo aprovado pela maioria dos deputados, é importante destacarmos que dos 12 votos contrários, 8 são do Partido Novo. Os demais votos foram: Eduardo Bolsonaro (PL-SP), José Medeiros (PL-MT), Kim Kataguiri (União-SP) e Ricardo Barros (PP-PR).

    Ricardo Barros, líder do Governo, foi o único voto pelo Paraná contrário ao projeto de lei. O deputado possui um histórico de destruição à saúde. Barros foi citado na CPI da Covid por envolvimento em negociações ilegais para a compra da vacina Covaxin.

    Valorização da categoria

    Durante o pior momento da pandemia da Covid-19, enfermeiros e enfermeiras trabalharam até chegar ao seu esgotamento. Mesmo com o avanço da vacinação e a diminuição de infectados com o vírus, a categoria permanece trabalhando para garantir a saúde da população. A aprovação do piso salarial é a valorização desses profissionais que arriscam suas próprias vidas todos os dias.

    Em matéria publicada no site do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Menezes, representante do conselho no Fórum Nacional da Enfermagem, reforça que essa foi uma conquista coletiva. “O processo que culminou na aprovação dessa matéria representa um aprendizado para todos nós. Só é possível realizar coisas grandes como essa, juntos”, afirma.

    Próximos passos

    Nós fomos à Brasília para acompanhar a votação de perto e voltamos para Curitiba felizes com o resultado, mas sabendo que o esforço não acabou. “[o PL 2564] Foi uma grande batalha e se tornou uma grande vitória, mas ela ainda não terminou. Ainda precisa passar pela sanção do Presidente da República”, aponta Loide Ostrufka, secretária geral do SISMUC.

    Na próxima terça-feira (10), acontecerá no SISMUC o coletivo da saúde, às 19h em nosso endereço (R. Nunes Machado, 1577). Discutiremos os próximos passos relacionados ao PL e as demais pautas da categoria. Convoque os colegas e participe das deliberações.


    Imprensa SISMUC - Ana Carolina Pacífico
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS