Na Pauta

  • 08/10/2021 Na Pauta

    Todos à Câmara na quarta (13) contra o confisco das aposentadorias

    Todos à Câmara na quarta (13) contra o confisco das aposentadorias
    Arte: CtrlS
    Junte-se à luta contra a Reforma da Previdência de Greca, ajude na pressão virtual e participe do ato no dia 13 de outubro
    Greca e seus aliados na Câmara Municipal querem tentar aproveitar o feriado da próxima semana para encobrir mais um ataque aos direitos dos servidores. O projeto que aumenta a idade mínima para aposentadoria e confisca parte do salário dos aposentados entra em primeiro turno de votação no dia 13 de outubro, logo depois do feriado.

    Essa manobra não passará impune. Os servidores vão acompanhar a votação com manifestação em frente à Câmara Municipal e ampliaremos a pressão desde já com o envio de e-mails e mensagens aos vereadores, cobrando voto contra esse ataque!

    São necessários 13 votos contrários para barrar esse ataque! Por se tratar de alteração na Lei Orgânica, a aprovação desse projeto em plenário depende de maioria qualificada, com 2/3 dos votos. Isso significa o aval de 26 dos 38 vereadores. A tramitação também é diferente: se for aprovado em primeiro turno, o projeto volta à pauta depois de 10 dias para o segundo turno.

    Todos à Câmara Municipal no dia 13 de outubro

    A luta contra a Reforma da Previdência de Greca é uma das pautas da GREVE do BASTA do dia 15 de outubro. O serviço público não parou durante a pandemia e qual é a resposta de Greca para esse esforço? Redução salarial de 3,4%, aumento da idade para aposentadoria e redução do salário dos aposentados com a cobrança de uma taxa do IPMC.

    Nossa manifestação no dia 13 de outubro começa às 8h30, em frente à Câmara Municipal. Os sindicatos convidam todos(as) servidoras e servidores aposentados para participar do ato e ajudar na pressão. A sessão será no formato híbrido, com transmissão pelo canal do Youtube da CMC. Quem não puder ir presencialmente acompanhe pela internet e se manifeste contra a aprovação pelas mensagens. Não aceitaremos sem luta qualquer tentativa de retirada de direitos! Quem está na ativa também pode e deve participar da mobilização. É importante a liberação do representante do sindicato na unidade para participar do ato presencial.

    Ataque de Greca segue Reforma da Previdência de Bolsonaro e Paulo Guedes

    A proposta enviada por Greca à Câmara Municipal implementa os ataques da Reforma da Previdência de Bolsonaro e Paulo Guedes, aprovada com a Emenda Constitucional nº 103/2019 sob protestos do conjunto da classe trabalhadora.

    O projeto altera os artigos 91 e 94 da Lei Orgânica de Curitiba, aumentando em até sete anos a idade mínima para a aposentadoria dos servidores da ativa e confiscando parte dos benefícios de quem já está aposentado com a cobrança de uma alíquota de quem recebe acima de um salário mínimo.

    Greca já deixou claro que essas duas alterações são apenas parte do seu plano de Reforma da Previdência e por isso a aprovação desse primeiro projeto pode significar um cheque em branco para novos ataques. É o caso, por exemplo, do confisco das aposentadorias. O projeto em tramitação estabelece a cobrança da alíquota, mas o valor do percentual fica em aberto para ser definido em uma nova lei.

    Diga não à Reforma da Previdência de Greca! Junte-se à luta, ajude na pressão virtual e participe do ato presencial no dia 13 de outubro. O que está em jogo é a redução do salário de quem já está aposentado e o fim do direito à aposentadoria para quem está na ativa!

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS