Na Pauta

  • 12/08/2021 Educação

    Assembleia para eleição dos conselheiros do CAE é nesta segunda (16)

    Assembleia para eleição dos conselheiros do CAE é nesta segunda (16)
    Arte: Ctrl S
    A assembleia acontece às 17h30 em primeira chamada e será realizada pela plataforma Zoom. É preciso fazer um breve cadastro para participar.

    Nesta segunda-feira (16), o SISMUC e o SISMMAC realizam uma assembleia para eleger novos conselheiros para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A assembleia acontece às 17h30 em primeira chamada e será realizada pela plataforma Zoom. É preciso fazer um breve cadastro para participar. Se inscreva em https://bit.ly/assembleia_c4e

    Essa assembleia está sendo convocada com pouca antecedência porque a Prefeitura de Curitiba, que é a Entidade Executora do CAE, negligenciou protocolos e informou o CAE apenas nessa terça-feira (10) de que o mandato de todos os conselheiros se encerra agora na metade de agosto e que os diversos segmentos que estão presentes no Conselho precisariam realizar novas eleições. De acordo com a lei 11.947/2009. os conselheiros devem ser escolhidos por meio de assembleia. 

    Sindicatos denunciaram problemas na entrega dos kits alimentação

    Neste período de emergência, devido a pandemia de Covid-19, os representantes dos Sindicatos no CAE tiveram uma ação efetiva e foram um importante canal de denúncias. A distribuição de EPIs para a entrega dos kits alimentação para comunidade escolar aconteceu após cobrança dos sindicatos no CAE.

    Também foi por meio dos sindicatos que a redução na quantidade de leite em pó, a retirada do óleo dos kits alimentação e o corte de itens nos kits, inclusive com inclusão de alimentos mais calóricos e prejudiciais à saúde que aconteceu no início deste ano, foram denunciados.

    Foram denúncias e cobranças apresentadas em reuniões e via ofício que contribuíram para que o kit alimentação distribuído tivesse mais qualidade e os trabalhadores melhores condições de trabalho.

    Para driblar o tempo, a gestão Greca está comunicando os responsáveis dos alunos por meio dos núcleos que, segundo informações recebidas pelos Sindicatos, deverão escolher os representantes do segmento dos pais. É imprescindível que a própria comunidade escolar defina seus representantes sem a interferência da Prefeitura, que só quer ganhar espaço dentro do Conselho para facilitar escolhas duvidosas no que tange à alimentação escolar.

    Em março deste ano o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Paraná (CECANE-PR), elaborou uma cartilha que detalha todos os procedimentos para a renovação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), que possuem mandatos de quatro anos. Esse material foi encaminhado para o governo Greca, que deixou de preparar o calendário de acordo com a proposta.

    A publicação traz todas as informações sobre a renovação dos conselhos, desde a divulgação do processo e mobilização das entidades com representatividade nos CAEs, até a eleição dos integrantes. Processo que necessita de ampla divulgação, tanto aos segmentos que integram o CAE quanto para as unidades educacionais, para que toda a comunidade escolar tenha conhecimento do processo.

    Se a Prefeitura age com esse descaso na eleição dos conselheiros, você já sabe como ela atua em relação à alimentação escolar, não é mesmo? Por isso, a presença de todos nesta assembleia é muito importante, venha escolher o representante dos trabalhadores no CAE e garantir que a categoria continue vigilante em relação aos alimentos que são ofertados para os estudantes da rede.

    Veja como participar

    Para garantir a segurança e transparência da nossa assembleia, é preciso fazer um rápido cadastro em https://bit.ly/assembleia_c4e

    As informações fornecidas nesse cadastro serão conferidas e um link para acesso individual será enviado por e-mail a todas as professoras e professores no final da tarde do dia 16 de agosto.

    Faça seu cadastro com antecedência. Assim, a conferência da sindicalização poderá ser feita com calma e nossa assembleia poderá começar sem atrasos.

    É mais fácil participar usando o celular. Baixe o aplicativo Zoom Cloud Meetings com antecedência na loja de aplicativos do seu celular. Faça o download em https://bit.ly/2YyoTbN (Android) ou https://apple.co/3hZZvTL (IOS).

    Se preferir, você pode acompanhar pelo notebook. Nesse caso, sugerimos que você baixe o programa com antecedência em ou então utilize um navegador compatível (Firefox ou Chrome). Para computadores de mesa é necessário ter microfone, fone de ouvidos e câmera instalados.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS