Na Pauta

  • 09/03/2021 Educação

    Moção de apoio aos trabalhadores da educação de São Paulo

    Moção de apoio aos trabalhadores da educação de São Paulo
    Arte: CTRL S
    Governo do estado e chefias diretas têm perseguido e assediado trabalhadores em greve em defesa da vida
    Os servidores municipais de Curitiba repudiam as perseguições impostas pelo governador de São Paulo, João Dória, e o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, aos trabalhadores da educação de São Paulo que deflagraram greve em defesa da vida no início de fevereiro. A moção de repúdio ao governo Dória e de apoio aos trabalhadores da educação do estado de São Paulo foi aprovada na assembleia realizada no dia 6 de março, que também deflagrou greve em defesa da vida em Curitiba.

    A gestão do estado de São Paulo tem agido inconstitucionalmente contra uma categoria que se colocou em luta em defesa da vida de milhares de trabalhadores, estudantes e suas famílias. O governo ameaça os professores com a interrupção de exercício (perda de aulas atribuídas) ou extinção contratual para os professores Categoria O (que tem contrato similar ao PSS) ou mesmo de exoneração de cargo para professores F e efetivos.

    As medidas tomadas, como a interrupção de exercício e extinção contratual de professores da categoria O, são completamente abusivas, em especial em uma greve legal como a deflagrada pela Apeoesp. Além disso, a gestão desconsidera completamente os direitos democráticos duramente conquistados pelas lutas da classe trabalhadora brasileira, como o constitucional direito de greve.

    O SISMUC e o SISMMAC se somam à luta dos trabalhadores da educação de São Paulo e reivindicam que o governo do estado e as chefias diretas que têm implementado a política de assédio e perseguição aos grevistas que parem com todos esses ataques aos trabalhadores e retirem as ameaças de demissão e punição.
    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS