Na Pauta

  • 16/12/2020 Educação

    Trabalhadores da Educação devem fazer escala para trabalho presencial, diz SME

    Trabalhadores da Educação devem fazer escala para trabalho presencial, diz SME
    Arte: Ctrl S
    Em conversa com o SISMUC, SME reforçou que convocação para trabalho presencial deve acontecer se tiver necessidade

    Após muita insistência da direção do SISMUC a Secretaria Municipal de Educação (SME) manteve uma conversa por telefone e sanou algumas dúvidas dos servidores sobre o trabalho presencial nos equipamentos da Educação nos dias 21 e 22 de dezembro. Conforme orientação da SME deve haver um revezamento de funcionários nos equipamentos, e a convocação para trabalho presencial só deve ocorrer se for necessário.

    Outra orientação é para que priorize o teletrabalho para servidores idosos, para aqueles que residem com idosos ou com portadores de doenças crônicas, entre outras situações. Mesmo que não estejam amparados pelo decreto 430, o gestor do equipamento deve adotar o bom senso na convocação dos trabalhadores para o trabalho presencial.

    Infelizmente não temos encontrado bom senso em muitos equipamentos da rede municipal de Educação. Há divergência de orientação por parte dos diretores, nas Regionais, o que tem gerado muitas dúvidas nos servidores. São muitos casos onde foram convocados todos os servidores do equipamento, agentes administrativos, auxiliares de serviços escolares, professores para trabalho presencial todos os dias, até o dia 22 de dezembro.

    Entendemos que nesta semana, quando está acontecendo a entrega dos kits de alimentação e é período de matrículas de alunos, está havendo uma demanda presencial dos profissionais, mas vale ressaltar que esta convocação deve ser por escala e em condições para que sejam adotadas medidas coletivas de prevenção e combate ao novo coronavírus.

    Ordem de serviço orienta sobre trabalho nos equipamentos

    Na última segunda-feira (14) a SME publicou a Ordem de Serviço nº 1, que altera o regime de funcionamento dos equipamentos e recomenda priorizar o trabalho remoto de pessoas que coabitam com idosos ou pessoas que apresentam condições crônicas de saúde, ou sejam responsáveis pela guarda de menores e não têm outra pessoa com quem deixar os filhos. Clique ao lado para acessar o documento

    Conforme a SME, os Núcleos Regionais da Educação estão sendo orientados para que a convocação dos trabalhadores ocorra se houver necessidade de atendimento interno presencial. Nos próximos dias 21 e 22 de dezembro, haverá o trabalho de organização para fechamento dos equipamentos, e a convocação para trabalho presencial deve ser por escala de funcionários, para que não estejam todos presentes.

    Ainda estamos com bandeira laranja de alerta para Covid-19, por isso é necessário, quando possível manter o trabalho remoto.

    Mesmo com a pandemia de Covid-19, a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs) também não aconteceu como deveria. São situações de profissionais que não receberam em quantidade suficiente, e até de não receberam máscaras e luvas, por exemplo. Enquanto, em outros equipamentos os EPIs foram entregues para todos servidores.

    É preciso ouvir os trabalhadores e garantir condições de trabalho!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS