Na Pauta

  • 28/08/2020 Educação

    Coletivo virtual debateu as dificuldades da educação infantil neste período de pandemia

    Coletivo virtual debateu as dificuldades da educação infantil neste período de pandemia
    Repórter da base
    A videoconferência foi um espaço para a categoria apontar questões pontuais e debater os riscos com o retorno às aulas na educação infantil

    O SISMUC realizou nesta sexta-feira (28) uma reunião virtual do Coletivo da Educação Infantil. A utilização do meio virtual visou garantir a segurança de todos diante da situação de emergência em saúde pública que vivemos neste momento com a pandemia do novo coronavírus.

    No encontro virtual, as professoras e professores de educação infantil debateram sobre as discussões para construção de protocolos que estão acontecendo no Comitê de Volta às Aulas, convocado pela Prefeitura e que conta com representantes do SISMUC e SISMMAC, entre outros membros convocados pela gestão. A situação dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e do trabalho remoto também foram debatidos.

    Um dos temas discutidos pela categoria foram as dificuldades para aplicação de medidas preventivas ao coronavírus nos CMEIs, em função da realidade dos equipamentos. Em geral, as salas de aula não comportam a marcação de distanciamento entre alunos, alguns locais não têm ventilação adequada, ou espaço para refeição dos professores, além do rodízio no fornecimento de água que está ocorrendo, que pode prejudicar a higienização das crianças e dos equipamentos. O risco de contaminação de alunos e trabalhadores no deslocamento até os CMEIs também foram lembrados.

    A situação nos CMEIs e a postura diferente de direções e equipes gestoras dos equipamentos foi outra questão colocada pelo trabalhadores. Foram relatadas situações em que o trabalho vem sendo realizado com atribuições diferentes do que foi orientado pela própria administração municipal, como a realização de vídeos para as crianças, por exemplo.

    O SISMUC destacou que tem cobrado da gestão municipal uma normatização sobre o trabalho de ensino à distância neste período e tem procurado o diálogo com o Núcleos Regionais para solucionar as questões que chegam ao sindicato. As reclamações que chegaram ao SISMUC foram encaminhadas via ofício para a Secretaria Municipal de Educação, mas não tivemos respostas. A direção do sindicato ainda lembrou que já solicitou nova reunião com a SME para debater os problemas que os professores têm encontrado.

    A videoconferência foi um espaço para a categoria apontar questões pontuais e debater os riscos com o retorno às aulas na educação infantil.

    Retorno para aula presencial só com vacina e teste para servidores e a população! Ano letivo se recupera. Vidas não! #VoltaÀsAulasSóComVacina

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS