Na Pauta

  • 22/06/2020 Geral

    Lei que suspende a validade dos concursos públicos é sancionada

    Lei que suspende a validade dos concursos públicos é sancionada
    Arte: Ctrl S
    Luta dos sindicatos continua pelas convocações dos concursos que incluem enfermagem e magistério

    Na última sexta-feira (19), foi sancionada e publicada no Diário Oficial do município a Lei nº15.651, que suspende os prazos de validade dos concursos públicos já homologados durante o período de situação de emergência no município devido à pandemia de Covid-19.

    No entanto, ainda que a Lei amplie o prazo dos concursos, os sindicatos SISMUC e SISMMAC vão continuar acompanhando os próximos passos da Prefeitura, pois é necessário que a administração realize as convocações o quanto antes para repor do quadro de servidores.

    Falta de profissionais

    Entre os concursos com vencimento em junho de 2020 estão os enfermeiros, técnicos de enfermagem e também os profissionais do magistério. Há tempos a Prefeitura não realiza a reposição do quadro de servidores, o que mostra que a falta de profissionais tem sido negligenciada pelo desgoverno Greca desde antes da pandemia.

    O último concurso de docência conta com uma lista de mais de 100 professores e professoras aprovados e que ainda não foram convocados. Hoje, faltam mais de 1000 professores na rede municipal, isso sem contar os demais profissionais da educação.

    Já na linha de frente do combate à Covid-19, o desprefeito Greca tenta mascarar a sobrecarga de trabalho anunciando às pressas a ampliação das contratações mais precárias por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Ressaltamos também que a Prefeitura realizou essa manobra enquanto mais de 260 profissionais da saúde estão aguardando para serem chamados no concurso.

    A gestão tem usado a falta de profissionais como desculpa para realizar contratações precárias e desmobilizar os trabalhadores. Diante dessa situação, os Sindicatos vão intensificar a mobilização para cobrar a convocação de profissionais.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS