Na Pauta

  • 15/06/2020 Na Pauta

    Sindicatos cobram limpeza de escolas e CMEIS antes e depois da entrega de kits

    Sindicatos cobram limpeza de escolas e CMEIS antes e depois da entrega de kits
    Arte: Ctrl S
    Orientação que prevê limpeza em dias alternados precisa ser revista

    Nesta segunda-feira (15), as direções do SISMUC e do SISMMAC foram até a Secretaria Municipal de Educação cobrar que a Prefeitura reveja a orientação sobre a limpeza das escolas e CMEIs e garanta que essa higienização seja feita de forma concentrada antes e depois da data agendada para a entrega dos kits de alimentação.

    Na última quarta-feira (10), após a cobrança feita em reunião, a Prefeitura orientou que a limpeza seja feita em dias alternados e por apenas uma trabalhadora, obrigando as direções a se deslocarem até a unidade para abrir e acompanhar essa limpeza.

    Esse deslocamento e a abertura da unidade para limpeza, quando não há previsão de uso, expõem servidores e os trabalhadores da limpeza ao risco de contágio e transmissão do coronavírus. Além disso, também é uma forma muito pouco eficaz de garantir a higienização das escolas e CMEIs, já que a limpeza pode ser feita de maneira concentrada apenas no dia anterior e subseqüente à data da entrega dos kits alimentação.

    Segundo representantes da SME, os protocolos gerais de funcionamento das unidades estão sendo ser revistos em razão do Decreto Municipal 774/2020, publicado no sábado (12). O decreto aumentou o nível de alerta contra o novo coronavírus e estabeleceu novas medidas de restrição como estratégia de enfrentamento à pandemia.

    Os sindicatos protocolaram ofício e reivindicam a realização de uma reunião para debater a melhor forma de organizar a limpeza das unidades e a suspensão da entrega presencial das atividades complementares para que não se agrave mais ainda o quadro de contaminação em nossa cidade. Além disso, a questão também foi levada até os vereadores. Em resposta, os vereadores aprovaram um requerimento de pedido de informações oficiais para que a Prefeitura se manifeste sobre como será organizada a limpeza e também explique como está sendo feito o pagamento para as empresas terceirizadas que prestam esses serviços.

    Fique atento! Assim que tivemos mais informações, publicaremos no site e demais canais de comunicação dos Sindicatos.


    Editado em 16/06/2020 às 16h25
    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS