Na Pauta

  • 09/06/2020 Educação

    Limpeza das unidades escolares é cobrada em reunião com a Prefeitura

    Limpeza das unidades escolares é cobrada em reunião com a Prefeitura
    Arte: Ctrl S
    Após cobrança dos sindicatos, administração afirma que escolas e CMEIs receberão equipes de limpeza para higienizar unidades

    A suspensão dos serviços de limpeza nas unidades escolares foi questionada nesta terça-feira (9), em reunião com representantes da Prefeitura. A administração municipal respondeu que está concluindo negociação sobre mudanças na prestação do serviço com as sete empresas terceirizadas e garantiu que as escolas e CMEIs receberão equipes de trabalhadores para higienizar e preparar as unidades para a entrega de kits de alimentação e atividades complementares da próxima semana.

    A gestão não quis dar mais detalhes antes que a negociação com as empresas terceirizadas seja concluída. O SISMUC e o SISMMAC continuarão acompanhando atentamente para cobrar que não haja qualquer redução no serviço de limpeza que coloque a saúde dos servidores e das famílias dos estudantes ainda mais em risco, nem permitiremos que mais essa responsabilidade seja jogada nas costas das direções e demais servidores.

    É importante que as escolas e CMEIs continuem encaminhando informações aos sindicatos e aos órgãos de saúde do município e do estado. As denúncias vão embasar as cobranças junto à Prefeitura, além de subsidiar o inquérito que os sindicatos têm em andamento junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

    Os sindicatos já haviam enviado ofício solicitando esclarecimentos sobre a suspensão dos serviços de limpeza e a cobrança foi reforçada na reunião de negociação entre o SISMMAC e a Prefeitura, realizada nesta terça-feira (9), para debater a Pauta de Reivindicações Prioritária do magistério. A negociação para debater a Pauta de Reivindicações Geral com o SISMUC está agendada para a próxima semana, nos dias 16 e 17 de junho.

    Suspensão do serviço de limpeza deixaria escolas e CMEIs ainda mais vulneráveis à Covid-19

    Desde a tarde da última segunda-feira (8), direções e trabalhadores de escolas e CMEIs denunciaram aos sindicatos que os contratos com as empresas terceirizadas que fazem a limpeza das unidades escolares seriam suspensos, o que afetaria a entrega de kits de alimentação e atividades complementares da próxima semana.

    Já seria um desrespeito com nossas comunidades recebê-las na unidade, em qualquer período do ano, sem a devida limpeza. No entanto, nesse momento, fazer isso torna-se um problema de saúde pública, e que pode agravar mais ainda o quadro de contaminação em nossa cidade.


    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS