Na Pauta

  • 20/05/2020 Saúde

    No dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem destacamos o papel destes trabalhadores da saúde

    No dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem destacamos o papel destes trabalhadores da saúde
    Arte: CtrlS
    Neste 20 de maio o que queremos é que estes profissionais recebam as condições necessárias para lutar contra a Covid-19

    Na data em que se comemora o dia nacional do técnico e do auxiliar de enfermagem, 20 de maio, o SISMUC lembra da luta para que estes profissionais possam atuar com segurança na sua atividade. Neste período de emergência diante da epidemia do Coronavírus, estes trabalhadores estão na linha de frente do atendimento e em muitas situações estão sem a proteção adequada devido à falta ou à má qualidade dos equipamentos de proteção individual (EPIs) fornecidos pela gestão Greca.

    É urgente dar condições de trabalho adequadas para estes profissionais responsáveis pelos primeiros procedimentos nas pessoas que procuram os serviços da saúde pública.

    A desvalorização da carreira é outra situação para a qual precisamos estar unidos para resistir, pois mesmo diante da importância que têm para o Sistema Único de Saúde (SUS), neste momento de urgência para enfrentamento do Coronavírus, os contratos de novos técnicos e auxiliares de enfermagem foi precarizado.

    Para reforçar o atendimento, durante a pandemia, a Prefeitura de Curitiba contratou profissionais pelo processo seletivo simplificado (PSS), ao invés de fazer o chamamento de profissionais aprovados no concurso público de 2016, e válido até 20 de junho desde ano. A gestão contratou profissionais por período temporário, com remuneração por hora, e carga horária semanal de até 60 horas, desrespeitando a carga horária máxima prevista na Constituição brasileira que é de 44 horas semanais.

    Mesmo diante das dificuldades, os cuidados destes profissionais salvam vidas e amenizam os sofrimentos. Continuamos na luta para que a gestão convoque os profissionais aprovados em concurso, e dê as condições adequadas para o trabalho destes profissionais que salvam vidas.

    #Nãoaceitaremosperdermaisninguem

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS