Na Pauta

  • 14/05/2020 Na Pauta

    CMC pede adicional a servidores na linha de frente da Covid-19

    CMC pede adicional a servidores na linha de frente da Covid-19
    Ctrl S
    As indicações, motivadas pelo alto risco de letalidade e contaminação da doença, não obrigam o prefeito a realizar o pagamento

    A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou nesta semana duas recomendações ao prefeito para que pague adicional de insalubridade, no grau máximo, para todos profissionais com vínculo direto ou indireto com a Prefeitura que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Foi aprovada uma recomendação para pagamento de adicional para todos servidores que estão trabalhando no atendimento às pessoas com Covid-19 e outro para os profissionais da saúde que estão na linha de frente do atendimento.

    As duas indicações de sugestão de ato administrativo ou de gestão não obrigam o prefeito a realizar o pagamento. Ele pode acatar ou não as recomendações. O adicional deve ser de 40% sobre o valor do salário.

    O pedido foi motivado pela facilidade de transmissão do novo Coronavírus, sua letalidade e o reconhecimento das autoridades sobre a necessidade de isolamento social, com exceção dos servidores públicos que estão na linha de frente no combate e enfrentamento à doença.


    O pagamento do adicional é uma reivindicação dos servidores. A categoria dos trabalhadores da saúde já encaminhou para gestão Greca em ofício conjunto dos sindicatos que representam os profissionais da saúde: Sindicato do Servidores Municipais de Curitiba (SISMUC), Sindicato dos Servidores Municipais da Enfermagem de Curitiba (SISMEC) e Sindicato dos Médicos do Paraná (SIMEPAR). O ofício foi encaminhado no dia 27 de março e não houve resposta até hoje!

    O pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo para os profissionais da saúde também está tramitando no Congresso Nacional, mas ainda não foi colocado na pauta de votação.

    Sabemos dos riscos de todos profissionais que estão atuando neste momento, muitos sem condições de trabalho adequada e sem os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários. Nossa luta é constante e continuamos firmes na defesa dos interesses dos servidores municipais!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS