Na Pauta

  • 12/05/2020 Na Pauta

    No Dia da Enfermagem, a luta é por condições de trabalho adequadas!

    No Dia da Enfermagem, a luta é por condições de trabalho adequadas!
    Arte: Ctrl S
    Trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, além dos parabéns pelo seu dia, merecem condições dignas de trabalho

    Os profissionais da enfermagem ganharam um olhar especial neste ano de 2020. Com a pandemia da Covid-19, são estes os trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento das pessoas contaminadas com o Coronavírus, em todo o mundo.

    Neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, os sindicatos destacam a importância destes trabalhadores que com atenção e dedicação aliviam as dores e tornam dias sombrios dos enfermos em dias mais leves.

    Apesar da importância que eles têm no sistema da Saúde Pública, os profissionais da enfermagem têm pouco a comemorar. Em meio à pandemia do Coronavírus, os trabalhadores estão sofrendo com a falta de equipamentos e proteção individual (EPIs), com a baixa qualidade dos EPIs quando fornecidos e com a falta de orientação quanto ao uso e descarte dos equipamentos. Devido a esses principais problemas, o Brasil já soma cerca de 100 vítimas da doença entre os profissionais da enfermagem. Não aceitaremos perder mais ninguém!

    Em Curitiba a situação não é diferente. Os profissionais da saúde pública estão sofrendo com a baixa qualidade dos EPIs. São aventais de TNT que não bloqueiam e luvas que rasgam com facilidade colocando os servidores em risco de contaminação. A falta orientação para o descarte também coloca em risco a saúde desses trabalhadores. Apesar de já termos denunciado os fatos ao Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e ao próprio Município, a situação ainda não foi resolvida. Trabalhador protegido representa menos risco de contaminação para a população nos equipamentos de saúde!

    O atendimento dedicado e competente desses profissionais cura muitas vidas. Neste momento de pandemia muitos profissionais da enfermagem deixaram o convívio com a família para protegê-la do risco de contaminação, em um ato amor e responsabilidade, características que marcam a profissão.

    Estamos na luta para defender melhores condições de trabalho para a categoria. O SISMUC, que há mais de 30 anos representa os servidores municipais da Saúde Pública de Curitiba, durante a Semana da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 20 de maio, vai passar nos locais de trabalho para reforçar nossa união e mostrar nossa luta.

    Durante a semana, outras ações também serão desenvolvidas, como parte do Movimento em Defesa da Vida dos trabalhadores. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância dos profissionais da enfermagem e reforçar o alerta para a necessidade de proteção a esses trabalhadores.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS