Na Pauta

  • 25/03/2020 Na Pauta

    É dever da Prefeitura informar e fiscalizar casos do COVID-19 em Curitiba

    É dever da Prefeitura informar e fiscalizar casos do COVID-19 em Curitiba
    Arte: Ctrls
    Servidores têm denunciado a falta de orientações e protocolos por parte da administração

    Embora a transmissão comunitária em Curitiba já tenha sido notificada pela administração há mais de uma semana, os trabalhadores da saúde ainda têm realizado denúncias para o sindicato sobre a não orientação de protocolos necessários por parte da Prefeitura.

    De acordo com o Ministério da Saúde, que através da Portaria nº 454 notificou todo o território nacional com transmissão comunitária, é extremamente importante que os casos suspeitos ou confirmados sejam notificados a nível nacional. Além disso, a pessoa infectada deve repassar para o profissional de saúde o nome de todos aqueles com quem teve contato. E também deve ser preenchido um formulário de isolamento, cumprindo os 14 dias de isolamento social, para aqueles que residam no mesmo local de alguém infectado, com ou sem sintomas.

    SISMUC exige urgência na entrega de EPIs

    Os servidores da Fundação de Ação Social (FAS) e da Saúde continuam sem ter acesso a equipamentos necessários para atuar na prevenção e combate ao coronavírus. Há falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras, álcool em gel e avental, que não estão chegando para médicos, enfermeiros, e demais profissionais da saúde e também para os servidores da FAS, responsável pelo atendimento à população mais vulnerável da sociedade.

    A entrega de EPIs já foi cobrada da administração municipal em reunião e por ofício sem nenhuma ação da gestão, pois ainda tem chegado aos sindicatos diversas denúncias de servidores que não estão recebendo os equipamentos e também de chefias que não estão entregando.

    Novamente o SISMUC oficiou a administração municipal em parceria com o Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná (SIMEPAR), e a direção da FAS, exigindo que os EPIs sejam entregues com brevidade para os trabalhadores. É urgente a garantia de uma instrução normativa para regulamentar o uso e distribuição dos EPIs.

    Continuamos firmes cobrando o que é direito para garantir a saúde dos trabalhadores.

    É papel da administração municipal informar , com a qualidade adequada, os trabalhadores da saúde sobre os procedimentos necessários ao combate do COVID-19 e realizar a fiscalização dos casos para que a vigilância epidemiológica possa controlar o crescimento da doença na cidade.

    O alerta sobre uma possível subnotificação de casos que acontece pela falta de testes disponíveis para diagnosticar o COVID-19 já foi feito pelos sindicatos em reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além disso, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de medidas administrativas também tem sido uma reivindicação recorrente dos trabalhadores.

    E ao invés de ouvir a demanda dos servidores que estão na linha de frente, Greca e a secretária de Saúde Marcia Huçulak estão tentado esconder a verdade da população. Está mais do que na hora da administração cumprir aquilo que é seu dever: realizar a capacitação dos profissionais da saúde para o combate ao COVID-19; disponibilizar EPIs em larga escala; contratar mais profissionais da saúde e da assistência social; cumprir as determinações sobre a notificação e acompanhamento dos novos casos de Coronavírus e disponibilizar testes e kits de proteção individual para a população.

    Sindicatos continuam cobrando medidas da Prefeitura

    O SISMUC e o SISMMAC continuam cobrando medidas necessárias para a proteção dos servidores do município. Se a sua unidade ainda não recebeu os equipamentos adequados ou, se você ainda não recebeu orientações por parte das chefias, acesse o formulário e nos ajude a realizar a denúncia (clique aqui). Precisamos tornar público o descaso da Prefeitura e pedir providências para que a administração cumpra seu papel com os trabalhadores do município.

    Imprensa SISMUC SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS