Após negociação, PMC se compromete a pagar novo piso dos agentes de endemias até 12 de agosto

Na tarde de sexta-feira (22/07), a Prefeitura de Curitiba publicou, no Diário Oficial do Município, o Decreto 1050 que garante o pagamento do novo piso nacional dos agentes de combate às endemias e dos agentes comunitários de saúde para os servidores de Curitiba.

No documento, a Prefeitura decretou que o pagamento seria realizado até 31 de agosto. Mas, após negociação da gestão Sindicato pra Valer, inclusive solicitando via processo administrativo que a implementação do novo piso aos servidores fosse realizado em folha suplementar ainda neste mês de julho, a SMAP (Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal) se comprometeu em pagar os profissionais até 12 de agosto.

Outra conquista, fruto da luta dos trabalhadores, é que o valor será retroativo a 5 de maio de 2022, data de promulgação da Emenda Constitucional n.º 120/2022. Ou seja, o pagamento será da integralidade dos valores retroativos, feito em parcela única.

O orçamento para o pagamento do novo piso salarial das duas categorias são oriundos do orçamento do Fundo Nacional da Saúde (FNS) e estão vinculados ao salário mínimo, sendo assim, todo começo de ano será reajustado no mesmo percentual e data em que se der o reajuste do salário mínimo nacional, definido pelo Governo Federal.

“A conquista do piso é resultado da mobilização da categoria que historicamente contribui para a melhoria de vida da população brasileira. E, nós a partir da negociação, conseguimos que a Prefeitura se comprometa a realizar o pagamento dos profissionais no começo do mês. Agora seguiremos na luta para avançar pela implementação do risco de vida e saúde e também para o plano de carreiras para a categoria”, afirma a gestão Sindicato pra Valer.


Brasília sofre atentado fascista no último domingo

Brasília sofre atentado fascista no último domingo

Brasília sofre atentado fascista no último domingo Na tarde de ontem (08), um grupo criminoso invadiu e destruiu os prédios dos três poderes em Brasília — foram depredados o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal em uma tentativa...

ler mais
13º Congresso do SISMUC – Orientações Gerais

13º Congresso do SISMUC – Orientações Gerais

13º Congresso do SISMUC – Orientações Gerais O  Congresso acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022, na cidade de Pontal do Paraná, Balneário de Praia de Leste, na Associação Banestado. Sua finalidade é analisar a real situação da categoria, as condições de...

ler mais

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba

Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     [email protected]

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.