Aposentados e polivalentes: mesa de negociação avança nas pautas específicas das categorias

Na tarde de ontem (22) realizamos mesa de negociação das pautas de reivindicações específicas dos aposentados e polivalentes. Entre os pontos debatidos com a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal (SMAP), com Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e com o Instituto de Previdência Municipal de Curitiba (IPMC), tivemos avanços e conquistas relacionados ao ICS e discussões que tratam de melhorias nas condições de trabalhos dos servidores polivalentes.

O SISMUC aponta a necessidade de ampliação das especialidades voltadas à geriatria dentro da Unidade do ICS, e não somente na rede credenciada. Afinal, o atendimento se torna limitado e oneroso quando resta ao servidor aposentado somente opções de médicos credenciados — em que há a cobrança de coparticipação. A administração do ICS declara que prioriza médicos da família para possibilitar o acompanhamento médico de forma integral e se compromete a estudar a possibilidade de um programa voltado à melhor idade.

Durante a reunião, nós questionamos sobre a falta de profissionais na Unidade do ICS, ressaltando a importância de mais contratações.“Eu gostaria de saber o que causou essa precarização dentro do ICS, nos quadros de atendimento, tendo em vista que temos servidores da ativa e inativos que pagam. Eu tenho que fazer consulta, pois tenho comorbidade, de 3 em 3 meses. Faz exatamente 1 ano que não consigo médico dentro do ICS. Você entra lá e o lugar está abandonado, dificilmente acha um profissional. E tudo isso está saindo do meu bolso, fora os 14% que o IPMC me tira todo mês”, expõe Casturina, servidora aposentada presente na mesa.

A administração garantiu realizar estudo de viabilidade para isenção da cobrança de coparticipação nos exames dos servidores cadastrados nos programas de prevenção.

IPMC – O SISMUC solicitou a retomada do envio dos contracheques pelo correio para quem realmente tiver necessidade, pois muitos aposentados moram em outras cidades ou estados ou têm dificuldade de fazer o acesso online. A administração do IPMC ficou de encaminhar a demanda e retornar ao Sindicato.

Polivalentes – Nós propusemos rediscutir os pontos da pauta que envolvem a carreira nas discussões relativas e específicas aos planos de carreira. Com relação às condições de trabalho, o SISMUC encaminhará ofício ao SMAP, por secretaria e local de lotação do servidor.

Acesse a ata da reunião aqui e aqui

Brasília sofre atentado fascista no último domingo

Brasília sofre atentado fascista no último domingo

Brasília sofre atentado fascista no último domingo Na tarde de ontem (08), um grupo criminoso invadiu e destruiu os prédios dos três poderes em Brasília — foram depredados o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal em uma tentativa...

ler mais
13º Congresso do SISMUC – Orientações Gerais

13º Congresso do SISMUC – Orientações Gerais

13º Congresso do SISMUC – Orientações Gerais O  Congresso acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022, na cidade de Pontal do Paraná, Balneário de Praia de Leste, na Associação Banestado. Sua finalidade é analisar a real situação da categoria, as condições de...

ler mais

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba

Rua Monsenhor Celso, 225 - Centro, Curitiba - PR CEP: 80010-150     (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     [email protected]

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.