Opinião

  • 17/10/2018

    É Preciso Lutar! Contra o aumento da violência e a retirada de direitos da classe trabalhadora

    É Preciso Lutar! Contra o aumento da violência e a retirada de direitos da classe trabalhadora
    Em tempos de disputa eleitoral, nós do SISMUC afirmamos nosso compromisso com os princípios que defendemos em nossa campanha e continuamos a defender durante todos os dias de nosso trabalho

    Em tempos de disputa eleitoral, nós do SISMUC afirmamos nosso compromisso com os princípios que defendemos em nossa campanha e continuamos a defender durante todos os dias de nosso trabalho frente ao sindicato: independência frente a patrões e governos, autonomia frente a partidos, trabalho de base e solidariedade ativa de classe.

    Vivemos em um período difícil para os trabalhadores, em que uma série de direitos conquistados às custas de duras lutas de nossa classe vem sendo retirados e ameaçados dia após dia. De um lado, o candidato do partido que surgiu de um processo intenso de lutas da classe trabalhadora, com o compromisso de trazer mudanças, porém que se rendeu à conciliação de classes, se afastou de suas bases, que sempre o apoiaram e caiu no mesmo jogo de disputa pelo poder e corrupção que sempre dominou a política brasileira. Do outro lado, temos um candidato que votou a favor de diversas retiradas de direitos dos trabalhadores durante seus 30 anos de mandato, como a reforma trabalhista e PEC do teto de gastos públicos (que congelou o investimento em saúde e educação por 20 anos) e que já manifestou em diversos momentos não ter compromisso com a democracia e liberdades.

    Nós do SISMUC não temos nenhuma ilusão com o processo eleitoral, pois sabemos que nenhum dos candidatos apresentados será capaz de fazer frente aos ataques que estão por vir. Frente a isso, nos comprometemos a nos manter firmes na luta contra qualquer retirada de direitos, independente de quem esteja no próximo governo.

    Direitos dos trabalhadores

    Lutaremos contra as terceirizações, contra o aprofundamento da reforma trabalhista e demais retiradas de direitos adquiridos pelos trabalhadores, estes foram sempre conquistados com muita luta da classe, e precisamos manter essa luta ativa independente de quem estiver no poder.

    Democracia

    Defenderemos também a democracia, o direito de manifestação e a liberdade de expressão. Incluindo o direito dos trabalhadores e de qualquer grupo oprimido de se organizar para lutar. A organização da classe trabalhadora é necessária neste momento difícil, a organização sindical e dos movimentos sociais é o que nos garante força perante os ataques do governo.

    Direitos dos oprimidos

    Nos mantemos contra a opressão de qualquer ser humano, seja por gênero, raça, religião ou orientação sexual. Não aceitamos qualquer tipo de posição que traga o racismo, o machismo, e a homofobia em seu conteúdo.

    Direitos Sociais

    Lutamos e lutaremos pela defesa dos direitos sociais adquiridos pela classe trabalhadora - contra a reforma da previdência, para que se mantenha pública, pela defesa e ampliação do SUS, pela defesa da educação pública e em defesa das políticas de assistência social.

    Serviço Público

    Contra a retirada de direitos do servidor público. Somos nós que cuidamos e educamos os filhos de nossa classe nas creches e escolas, que prestamos atendimento à saúde para os doentes e fornecemos assistência aos que mais necessitam em nossa cidade. Não existe serviço público sem o servidor público. Qualquer ataque ao servidor é um ataque aos direitos dos trabalhadores como um todo.

    Com isso em mente, convidamos todos os servidores de Curitiba a votar de forma consciente, pesando em seu voto (ou não voto) a defesa de todos os direitos conquistados pela nossa classe ao longo de diversas décadas, assim como as lutas difíceis que iremos travar nos próximos anos.

    Chamamos os servidores a construir a luta conosco nesses próximos 4 anos, independente de quem venha a ganhar a eleição, em conjunto com o SISMMAC e os demais sindicatos do município de Curitiba!

    POR NENHUM DIREITO A MENOS, AVANÇAR RUMO A NOVAS CONQUISTAS!

    FIRMES!

    Sismuc
Ver índice de opinião
Sismuc #@titulo@#

Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba - Sismuc, fundado em 1988.

Últimos Artigos do Autor

Ver todos os artigos desse autor

Artigos Relacionados

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS