Notícias

Imprimir
  • 23/05/2018 Saúde

    Moradores protestam por manutenção da Estratégia em Saúde da Família

    Moradores protestam por manutenção da Estratégia em Saúde da Família
    Foto: Pedro Carrano
    Usuários de pelo menos quatro bairros querem manutenção do atendimento, considerado modelo de eficiência

    Moradores de quatro bairros de Curitiba protestaram na tarde de hoje (23) pela manutenção do programa Estratégia em Saúde da Família (ESF) na Unidade de Saúde Bom Pastor, localizada na regional de Santa Felicidade. A gestão Greca ameaça redirecionar o ESF para outra regional de Curitiba, sob alegação de que o programa não seria necessário na região. 

    "A prefeitura rasga a Constituição e rasga a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), porque em nenhum momento se fala que a saúde pública é restritiva a algum público da população. Nós defendemos um SUS universal, integral e igualitário, não importa o bairro. Não tem sentido sair dali. A alegação de que os índices são bons, não tem mortalidade infantil, materna, isso é bom, é justamente o que nós queremos. Saúde é direito de todos e dever do Estado", afirma Irene Rodrigues, coordenadora-geral do Sismuc. 

    Moradores e trabalhadores dos bairros Santa Felicidade, Bela Vista, São João e Cascatinha estavam ali, concentrados entre a avenida Manoel Ribas e a Rua Jacarezinho, megafone em mãos para dizer que o programa tem êxito no atendimento e está implantado na região há 22 anos:

    "Minha mãe ficou cinco anos e a enfermeira veio, o médico vinha uma vez por semana, não achamos justo tirar um direito nosso", afirma Isabel Costa, usuária. 

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS