Notícias

Imprimir
  • 28/02/2018 Saúde

    Moradores pedem, em abaixo-assinado, retirada de terceirização da UPA CIC

    Moradores pedem, em abaixo-assinado, retirada de terceirização da UPA CIC
    Simepar
    Para comunidade, UPA CIC deve ser reaberta sem o vínculo de Organizações Sociais, associado à terceirização

    A secretária municipal de Saúde, Marcia Cecilia Huçulak, anunciou no dia 27 (terça), em reunião na administração regional da Cidade Industrial de Curitiba, que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA CIC), deve ser reaberta em maio. A secretária não especificou a data.

    Moradores organizados em cerca de 10 associações de moradores estão coletando assinaturas. Eles pedem que o formato de Organização Social (OS), com o qual a UPA será reaberta, seja revisto pela Câmara. Vereadores haviam aprovado OSs na saúde e educação ainda em agosto de 2017, como parte do pacote de ajuste fiscal proposto pelo prefeito Rafael Greca (PMN).

    “Queremos pegar no mínimo mais de 1000 assinaturas, estamos fazendo um mutirão”, afirma Diego Batista, da associação de moradores Moradias Sabará I.

    Gestão sujeita à críticas

    Os moradores querem reabertura da UPA, mas criticam o formato de Organização Social, que traz problemas de qualidade do trabalho e gestão do serviço. Para o presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, Mario Antonio Ferrari, “As autoridades municipais sabem que existem impedimentos legais para contratação da OSs. Na prática, corresponde a uma terceirização da saúde”, afirmou, via redes sociais, referindo-se à liminar que suspendia o edital de contratação e foi derrubada pela prefeitura na justiça.

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS