Notícias

Imprimir
  • 09/01/2020 Saúde

    Farsa das terceirizações: Secretária de Saúde celebra UPA terceirizada

    Farsa das terceirizações: Secretária de Saúde celebra UPA terceirizada
    A farsa em favor das terceirizações continua. Agora Huçulak celebra selo da UPA CIC, em vez de trabalhar pela qualidade das UPAs sob sua gestão
    A tentativa de Greca e sua turma de despejar dinheiro público em iniciativas privadas não tem limites. Para tentar ludibriar a população e fazer acreditar que a terceirização é a saída, vale até mesmo trabalhar pelo reconhecimento de unidades de saúde entregues à iniciativa privada e geridas por organizações sociais.

    Na manhã desta quinta-feira (9), a secretária Municipal de Saúde, Marcia Huçulak, saiu em comemoração nas suas redes sociais pelo reconhecimento dado à UPA CIC, que recebeu um selo de UPA acreditada, pela Organização Nacional de Acreditação de Serviços de Saúde (ONA).

    Mas, a pergunta que fica é: por que, em vez de celebrar o reconhecimento de uma UPA terceirizada, a secretária não trabalha para que as UPAs de gestão municipal recebam esse reconhecimento?

    A lógica de trabalho de Huçulak já é velha conhecida dos servidores. A secretária faz de tudo para desacreditar o serviço público. Enquanto isso, maquia as ações para favorecer a unidade entregue para a iniciativa privada.

    Só que os servidores e usuários sabem que o trabalho na UPA CIC está muito distante dessa maravilha que a gestão tenta propagar.

    Na UPA CIC os profissionais contratados via OS enfrentam contratos precários e sobrecarga de trabalho. A população também é afetada diretamente, já que a nova gestão excluiu o serviço de pediatria, e procedimentos básicos como raio-x também foram retirados da unidade. O resultado da precarização é que a própria secretaria de saúde recomenda que casos graves não sejam levadas para essa UPA, mas para outras unidades sob gestão da Prefeitura.

    Quem convive de perto com os serviços de saúde sabe que o serviço público tem mais qualidade que o terceirizado. Vale lembrar que a Saúde é um direito e não mercadoria, e nossa luta é por um modelo mais humanizado que respeite os trabalhadores e ofereça um atendimento de qualidade.
    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS