Notícias

Imprimir
  • 05/11/2019 Geral

    Com PSS, gestão Greca investe na formação de equipes híbridas

    Com PSS, gestão Greca investe na formação de equipes híbridas
    Arte: Ctrls
    Saúde abre editais para contratação temporária de médicos, dentistas, técnicos e auxiliares
    O desprefeito Rafael Greca está promovendo o desmonte das carreiras públicas ao não contratar novos servidores concursados para completar o quadro de funcionários na administração municipal. Após terceirizar a força de trabalho na UPA CIC com a contratação de uma Organização Social para gerenciar os equipamentos, a Secretaria Municipal de Saúde está com editais abertos para contratação por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). São quatro editais para contratação temporária de médico, cirurgião dentista, técnico de saúde bucal em saúde pública e auxiliar de serviços bucais em saúde pública para atendimento nas unidades de saúde.

    A contratação PSS é a precarização dos contratos de trabalho e promove alta rotatividade de trabalhadores. Os contratos são temporários e os profissionais contratados pelo PSS são vinculados ao Regime Geral de Previdência Social, com recolhimento junto ao INSS, mas sem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). São agentes públicos exercendo função pública, sem os direitos conquistados pelos servidores estatutários.

    A contratação PSS representa a formação de equipes híbridas nos equipamentos, com trabalhadores com diferentes formas de contrato realizando as mesmas atividades: estatutários, celetistas, e na Saúde ainda há os contratados pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (FEAES). A própria secretária de Saúde, Márcia Huçulak, afirmou em audiência pública na Câmara de Vereadores no mês de outubro, que as equipes híbridas tendem a gerar problemas nos equipamentos. Mas mesmo assim está investindo no modelo!

    Coletivo

    Mobilizados contra a política de desmonte dos serviços públicos, os servidores vão se reunir no próximo dia 11 de novembro, segunda-feira, no Coletivo da Saúde. Todos servidores estão convidados a participar do encontro na sede do SISMUC a partir das 18h30. Será o momento para definirmos em conjunto as nossas próximas ações contra o desmonte dos serviços públicos. Vamos discutir a terceirização da força de trabalho, o PSS na Saúde, os planos de carreira e os novos ataques do prefeito.

    Na quarta-feira, 13 de novembro, vamos realizar um ato de panfletagem na frente da UPA Boa Vista, a partir das 9 horas, mostrando para a sociedade os riscos da terceirização da mão de obra nos equipamentos públicos, com participação de todos servidores da saúde.

    Além de não negociar a pauta de reivindicações da categoria na data-base, Greca promove mais ataques com a ampliação do pacotaço, mantendo o congelamento das carreiras até 2021!

    Precisamos unir o conjunto dos servidores públicos municipais de Curitiba para enfrentar os ataques. A união faz a força!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS