Notícias

Imprimir
  • 25/07/2018 Geral

    População protesta contra fechamento da ESF

    População protesta contra fechamento da ESF
    Pedro Carrano
    Moradores de cinco regionais questionam argumento da Secretaria de Saúde

    Moradores da região de atendimento de cinco unidades de saúde – Bom Pastor, Sagrado Coração, Corcórdia, Santos Andrade e Maria Angélica -, reuniram-se no final da tarde de hoje (25) na frente do edifício da Secretaria de Saúde. O objetivo? questionar a tentativa de redução e cortes que atingem o programa Estratégia em Saúde da Família (ESF).

    Como as próprias lideranças de bairro e usuários do programa afirmam, a ideia é fazer “pressão e protesto” para abrir negociação com a prefeitura de Curitiba, uma vez que até o momento não houve espaço de discussão sobre o tema com a gestão.

    Os moradores não aceitam o argumento oficial de que o ESF seria desnecessário nessas cinco regiões, que já apresentam bons índices de prevenção de doenças.

    “É um direito que nós temos adquirido. Um programa que nós temos há mais de 20 anos em nossa comunidade. A prefeitura afirma querer transferir para outra unidade com menos recurso que a nossa. Não somos contra que as outras tenham. É um plano que dá tão certo que deveria ser expandido ao país inteiro”, afirma Angelita, massoterapeuta, usuária da unidade de saúde Santos Andrade.

    Para eles, o ESF é justamente o que garante a qualidade em saúde, a partir do atendimento e da atenção do médico da família e equipe às comunidades.

    Zilda Aparecida vive na comunidade Vila Acordes, no bairro Pinheirinho, há 42 anos e afirma que é usuária do ESF desde o início. “Está começando a faltar ao povo consulta, exames, estamos revoltados com a troca de médico da unidade”, descreve.

    Sismuc apoia a luta 

    A direção do Sismuc está presente em cada passo dessa luta. "O Sismuc defende a manutenção da estratégia com os atuais servidores, que são os que construíram esses índices com a comunidade. Um serviço elogiado não pode ser descartado dessa maneira pela gestão", afirma Irene Rodrigues, coordenadora-geral do Sismuc. 

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS