Notícias

Imprimir
  • 21/12/2017 Saúde

    Em reunião do ICS, sindicato critica trâmite de aprovação de nova lei

     Em reunião do ICS, sindicato critica trâmite de aprovação de nova lei
    Imprensa do Sismuc
    O Sismuc deixou nítido na reunião que nenhum decreto pode atropelar a legislação federal

    Aconteceu hoje (21), a primeira reunião do conselho administrativo do Instituto Curitiba de Saúde (ICS) após aprovação da nova lei do ICS, publicada hoje em Diário Oficial.

    Entre os pontos de reunião, foi apresentado o balanço do primeiro mês quando a Urgência e Emergência dos usuários do ICS foi transferida para hospital Santa Casa e Pilar. Os números de atendimento e reclamação caíram, segundo a gestão.

    “É importante que os servidores façam as reclamações se houver algum problema no atendimento ou se houve alguma situação que gerou insatisfação, para que seja gerado relatório”, aponta Irene Rodrigues, atual conselheira do ICS pelo sindicato.

    Outro informe da reunião se refere ao Programa de Prevenção a Doenças Cardíacas (Prevencor), quando o servidor receberá carta em casa no mês do aniversário com autorização de realização de quatro exames, com garantia de consultas. O intuito é prevenir doenças cardíacas. O Sismuc orienta que as pessoas façam esses exames, “Afinal esse modelo preventivo deve ser o modelo de saúde para todo mundo”, diz Irene.

    Sobre a aprovação da lei, aprovada por prefeito e Câmara de Vereadores, implementada no dia de hoje, o sindicato informa que a lei ainda vai ser regulamentada por decreto em janeiro.

    O Sismuc deixou nítido na reunião que nenhum decreto pode atropelar a legislação federal, “no sentido de que o atendimento e a terapia medicamentosa será acompanhada de perto durante esse processo”, avisa Irene.

    Com relação à lei 15152, o sindicato vai estudar medidas cabíveis de contestação.

    “Uma vez que o trâmite de urgência não permitiu fazer o debate democrático na esfera da administração e do legislativo”, conclui Irene.

    Imprensa do Sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS