Notícias

Imprimir
  • 02/08/2018 Educação
    Brasil de Fato Paraná

    Aulas recomeçam em Curitiba com falta de mais de mil professores

    Aulas recomeçam em Curitiba com falta de mais de mil professores
    Pedro Carrano
    Prefeitura contrata apenas 450 profissionais e unidades escolares funcionam de forma precária
    Atualmente o quadro de professores da rede municipal é insuficiente para o número de escolas e vagas oferecidas aos alunos. A Prefeitura de Curitiba nomeou cerca de 450 professores das 850 vagas abertas em concurso e não prevê mais contratações. O déficit atual, segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), é de mais de 1000 professores.

    Segundo a professora de educação Infantil e conselheira municipal da educação, Marina Felisberto, “o déficit age diretamente na hora permanência dos professores nas escolas e Cmeis. Por causa desse déficit não se tem momentos de estudo e planejamento. ”Em 3 de fevereiro de 2017, o Prefeito Rafael Greca chegou a anunciar que contrataria mais 700 professores. Além da promessa não ter sido cumprida, a Secretaria Municipal de Educação tem optado por chamar estagiários".

    Gisele Correa, bióloga, é mãe de Henrique que estuda em um dos Cmeis, diz sentir muito pelo sucateamento das escolas e especialmente com normativas da Prefeitura definindo aumento de crianças por turma. “Na escola que meu filho está há muita dedicação dos professores e equipe pedagógica. O ano letivo, porém, já começou com menos professoras. Elas fazem um milagre com mais crianças e menos profissionais atendendo”. Giselle, que é pesquisadora em educação, sempre defendeu que seu filho esteja em escola pública, mas vem repensando a sua decisão, diante do que vem acontecendo.

    O Conselho Municipal de Educação, segundo informa Marina, entrou com um pedido à Prefeitura solicitando o real quadro das escolas, porém estas informações nunca chegaram. Outra medida foi entrar com uma petição junto ao Ministério Público. “Todas as unidades estão funcionando com falta de funcionários e algumas unidades chegaram a não abrir turmas neste semestre, ” informa a conselheira.

    Professores de educação infantil protestam em evento da Prefeitura

    O evento Expo Educação que integra a Semana de Estudos Pedagógicos da Prefeitura de Curitiba contou com manifestações dos professores de educação infantil. Com cartazes e camisetas reivindicavam valorização da carreira, concursos, hora atividade de 33 por cento, entre outros pontos. Os servidores, não queriam apenas participar de um evento, uma feira com estandes e inclusive com participação de entidades privadas.

    Ana Carolina Caldas
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS