Notícias

Imprimir
  • 07/02/2019 Geral

    Sindicato oferece café da manhã para os servidores da SME em cursos de aperfeiçoamento

    Sindicato oferece café da manhã para os servidores da SME em cursos de aperfeiçoamento
    Repórter da base
    Os direitos que a Prefeitura tira o sindicato garante!
    Em um ato de solidariedade com os servidores públicos municipais, o SISMUC ofereceu um café da manhã para os auxiliares de serviços escolares e agentes administrativos que trabalham nas escolas e que conseguiram se inscrever nos cursos de qualificação, que estão acontecendo até sexta-feira (8), na UniDom Bosco.

    Enquanto o Cerimonial da Prefeitura faz licitação para servir café da manhã com custo unitário de R$ 44,23 e/ou coffee break simplificado no valor de R$ 13,06, conforme matéria publicada pelo Livre.Jor em 2018 (leia aqui), os servidores que estão fazendo os cursos não têm direito a água e nem café. Quem precisa tem que comprar na cantina da universidade.

    O Café do Sindicato ofereceu café, leite, água, pão e bolacha aos servidores que chegaram cedo para o curso. Porém, parece que a ação não agradou a administração municipal, e após a visita da secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila, por volta das 9h, a administração da universidade pediu para que as mesas fossem retiradas e avisou que não poderá mais ser servido o café na frente do prédio dos cursos.

    Com carreiras congeladas e salários que tiveram apenas 3% de correção no final de 2018 após dois anos sem reposição de perdas, os servidores estão tendo que arcar com os custos de transporte, alimentação e, mais uma vez a prefeitura oferta cursos em região com poucas opções de restaurantes para almoço ou lanche.

    Conquista

    Durante a passagem da secretária no UniDom Bosco, diretoras do SISMUC pediram mais cursos de formação e maior número de vagas para atender toda a categoria, pois os cursos que estão acontecendo têm vagas limitadas, o que prejudica a isonomia entre os trabalhadores. Maria Silvia Bacila se comprometeu em responder o sindicato em breve e adiantou que está sendo planejada a oferta de novos cursos para os profissionais de apoio da Educação.

    A realização dos cursos de aperfeiçoamento em período integral foi uma conquista dos servidores representados pelo SISMUC, em reunião em novembro passado com a superintendência da Educação.

    Os direitos que a Prefeitura tira o sindicato garante, como café e água, mas é preciso se mobilizar para frear os ataques colocados e garantir os direitos dos trabalhadores. São muitas situações de falta de estrutura adequada nos equipamentos, falta de servidores e ainda desrespeito nas relações. A começar pela administração municipal, que se preocupa em oferecer bons cafés para os empresários e aos servidores não oferece nem água e nem café.

    Trabalhador da educação também merece valorização!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS