Notícias

Imprimir
  • 12/07/2018 Educação

    Aposentadoria especial: Sismuc exige efetivação de direito conquistado

    Aposentadoria especial: Sismuc exige efetivação de direito conquistado
    Pedro Carrano
    O tema do encontro foi a necessidade de cumprimento da aposentadoria especial dos professores de educação infantil

    A direção, representantes da categoria e a assessoria jurídica do Sismuc reuniram-se com o presidente do Instituto de Previdência do Município de Curitiba (IPMC), José Luiz Costa Taborda Rauen.

    O tema do encontro foi a necessidade de cumprimento da aposentadoria especial dos professores de educação infantil, uma vez que já é lei, e o sindicato pressiona para ser efetivada.

    No entanto, um dos atuais empecilhos se dá em relação ao departamento de Recursos Humanos e se refere às mudanças na carreira, tratadas pelo RH como transposição de cargo – mas trata-se na realidade de mudanças de nomenclatura na carreira.

    Já em agosto, depois de pressão da entidade sindical, está agendada nova reunião com o IPMC na qual será avaliado dossiê de 2014, já apresentado pelo Sismuc, em que aponta que os professores de educação infantil realizam exercício de magistério desde o final dos anos 1980.

    Na avaliação sindical, o IPMC demonstrou disposição a retomar e resolver esta situação pendente. 

    “Isso, a aposentadoria especial, é uma conquista da categoria e do sindicato. Não podemos deixar que não se efetive por falta de compromisso da gestão anterior. É preciso cobrar da atual gestão que dê andamento a esse processo”, afirma a professora de educação infantil, Juliana Mildemberg.

    Pedro Carrano
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS