Notícias

Imprimir
  • 17/11/2017 Institutos

    ICS transfere Pronto Atendimento para Hospital Nossa Senhora do Pilar

    ICS transfere Pronto Atendimento para Hospital Nossa Senhora do Pilar
    Greca se encontra com direção do hospital durante campanha. Foto: Reprodução Twitter
    Instituto garante que não será cobrado coparticipação e o funcionamento será de 24 horas nesses locais

    Em reunião do Conselho Administrativo do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), foi comunicado que seria prorrogado o contratocom a Santa Casa de Misericórdia. A renovação se deve a uma dívida que o ICS tem no valor de R$ 6 milhões com esse hospital, que fica no centro de Curitiba, em frente a Praça Rui Barbosa. Além disso, foi informado que o pronto atendimento passará a ser feito no Hospital Nossa Senhora do Pilar, que fica no Bom Retiro. Esse convênio tem início a partir de dezembro desse ano.

    Os sindicatos foram contra a transferência do pronto atendimento para um local não central. “Não houve deliberação sobre a renegociação da dívida, tampouco sobre o novo local. Apenas informe ao conselho”, pontua Irene Rodrigues, coordenadora geral do Sismuc. Ela informa que a deliberação sobre o pagamento da dívida veio do Conselho Fiscal sem apontar as ressalvas feitas pelos conselheiros ligados aos sindicatos.

    De acordo com a direção do ICS, os trabalhadores que necessitarem de pronto-atendimento nesse hospital não terão cobrados coparticipação. O atendimento deve ser de 24 horas por dia. Por outro lado, os sindicatos questionaram a ausência de um estudo que justificasse a retirada do PA do ICS para o Hospital do Pilar. A direção do Conselho disse que apresenta os dados na próxima reunião.

    O hospital que recebe os prontos atendimentos foi visitado pelo então candidato Rafael Greca (PMN) em agosto de 2016. Em época de campanha, ele destacou: “Na busca de instrução para ampliação da Saúde visito o Hospital Nossa Senhora do Pilar recebido pela família Milano”. Agora, eles vão poder atender cerca de 70 mil pessoas que estão na carteira de associados do ICS.

    ICS lança programa de prevenção

    O ICS está lançando seu novo programa de saúde “Prevencor”, voltado à prevenção de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade, dislipidemia e problemas renais. O programa acompanhará beneficiários, titulares e dependentes, com idade acima de 45 anos, faixa etária onde há maior risco de incidência.

    Como o programa vai funcionar

    Os aniversariantes de cada mês receberão em sua residência uma carta do ICS contendo as orientações do programa, para participar basta comparecer em uma das sedes do laboratório A+ com a carta em mãos, apresentar a carteirinha do plano e informar sua adesão. Após a retirada dos resultados, deve-se entrar em contato com o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) para marcar a consulta com um dos médicos de referência.

    Manoel Ramires
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar. Conjunto 901/902 - Centro. Curitiba- PR. Cep: 80010-150     Fone/Fax: (41) 3322-2475     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS