Notícias

Imprimir
  • 25/08/2019 Geral

    XII Congresso debate plano de trabalho do SISMUC

    XII Congresso debate plano de trabalho do SISMUC
    Repórter da base
    Durante três dias de Congresso, delegados e delegadas definiram os rumos do sindicato
    O XII Congresso do SISMUC finalizou seus trabalhos neste domingo (25), depois de três dias de intensos debates sobre as duas teses inscritas. Os 309 delegados presentes dividiram-se em grupos de trabalho para analisar as mais de 100 propostas apresentadas nas teses. O debate sobre o Programa de Trabalho do Sindicato teve grande importância e definiu pontos norteadores para atuação da direção do SISMUC nos próximos dois anos.

    As principais propostas discutidas pelo serviço público municipal apontam a necessidade de fortalecimento do SISMUC com ações voltadas para a intensificação do trabalho de base, a campanha de sindicalização e a unidade com outros sindicatos e organizações para enfrentar a conjuntura e os ataques.

    Os servidores também debateram a necessidade de nos debruçarmos sobre o combate à contratação via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a terceirização dos setores do serviço público via Organização Social (OS).

    A desumana Reforma da Previdência voltou a pauta junto com os cortes na educação e as privatizações. Para combater esses ataques a resposta foi uma só: a manutenção e fortalecimento da unidade entre os demais sindicatos e organizações que se colocam em luta pelos direitos dos trabalhadores.

    Formação e informação

    Os servidores debateram a importância de uma semana de estudos pedagógicos e de uma parceria com as universidades públicas para realização de cursos de extensão. Tudo isso, claro, sem desresponsabilizar a Prefeitura de suas obrigações e cobrando para que a administração cumpra com seu dever em relação à formação profissional dos trabalhadores.

    O assédio moral que acontece dentro das diversas categorias também será tema de destaque para o plano de trabalho do sindicato. Com a precarização do trabalho e dos serviços públicos, a cada dia torna-se mais difícil o dia a dia do servidor. A cobrança e a culpabilização dos trabalhadores tem tido destaque na gestão Greca. É hora de informar os trabalhadores sobre os seus direitos e lutar para combater junto com o sindicato o assédio moral.

    Para nos mantermos informados!

    Durante a próxima semana lançaremos nos meios de comunicação oficiais do SISMUC os vídeos de debates do XII Congresso e também as resoluções mais importantes debatidas pelos servidores.

    O caderno de resoluções também estará disponível em breve. Fique atento!
    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS