Notícias

Imprimir
  • 24/08/2019 Geral

    Debate de conjuntura abre o segundo dia do XII Congresso do SISMUC

    Debate de conjuntura abre o segundo dia do XII Congresso do SISMUC
    Repórter da base
    Unidade e resistência são apontadas como prioridades no segundo semestre

    O segundo dia do XII Congresso do SISMUC começou neste sábado (24) em Praia de Leste, em clima de luta, os servidores receberam convidados que trouxeram análises de conjuntura presentes nas duas teses inscritas pelos servidores municipais. O debate sobre a conjuntura passou pelos mais diversos ataques aos trabalhadores, tanto nacionais como municipais, além de trazer os rumos trilhados pelo movimento sindical.

    O pontapé inicial das análises é um só: vivemos em um momento de intensa retirada de direitos. Os governos Greca, Ratinho e Bolsonaro, andam de mãos dadas para acabar com direitos conquistados duramente pela nossa classe. Em 2019 já sofremos com o avanço da Reforma da Previdência, em conjunto com o CuritibaPREV; também vimos os cortes na educação avançarem além do ensino superior, para destruir cada vez mais o ensino básico; a saúde está sendo terceirizada em Curitiba e em outros lugares do país e assistência social cada dia mais desmantelada.

    O projeto aplicado por estes governos tem como objetivo acabar com o serviço público, agindo diretamente na piora das condições de vida e de trabalho dos servidores e da comunidade. Embora cada tese apresente estratégias diferentes para lidar com esse cenário, o diagnóstico é o mesmo. As lutas do segundo semestre devem começar com o objetivo de união e mobilização, não só enquanto servidores, mas enquanto classe trabalhadora.

    O XII Congresso está apenas começando. No período da tarde, os delegados se reunirão para os grupos de trabalho, onde debaterão mais a fundo as teses e as propostas que serão trazidas para a plenária. Caso você tenha perdido o debate, em breve poderá conferir os vídeos do evento no site do SISMUC.

    Acompanhe e venha construir com a gente os rumos e prioridades do SISMUC nos próximos dois anos. Seguimos firmes em defesa do serviço público!

    Imprensa SISMUC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS