Notícias

Imprimir
  • 21/10/2019 Geral

    Organize sua unidade para a paralisação de 30 minutos no dia 28

    Organize sua unidade para a paralisação de 30 minutos no dia 28
    Arte: Ctrl S
    Tire suas dúvidas sobre a paralisação em defesa dos serviços públicos e contra a redução salarial

    O serviço público de Curitiba se une em uma paralisação de 30 minutos na próxima segunda-feira (28), dia do Servidor Público. Além de mostrar ao desgoverno Greca que não abrimos mão da reposição da inflação, nossa paralisação nesse dia também será um chamado para que a população se some à luta contra o desmonte dos direitos sociais.



    O horário da paralisação pode ser definido pelo conjunto das servidoras e servidores de cada unidade

    A paralisação pode ser feita logo no início da manhã, no retorno do almoço ou no final do expediente. O importante é garantir que seja um momento para conversar com a comunidade sobre o desmonte dos serviços públicos imposto por Greca.

    Paralisação de 30 minutos não gera desconto no salário

    O salário das servidoras e servidores só pode ser descontado se o atraso for maior que uma hora. A mesma regra vale para a gratificação de difícil provimento. Para perder o benefício, é preciso acumular, ao logo do mês, atraso que some mais de 60 minutos. Caso a Prefeitura descumpra a lei e faça o desconto, os sindicatos cobrarão na justiça a devolução dos valores.

    Veja o que diz a lei:

    Difícil provimento:

    Decreto Municipal 235/2007: “Art. 3º São requisitos para o recebimento desta gratificação, relativos a cada mês de referência:

    III - não ter atrasos que excedam em sua somatória 60 (sessenta) minutos por mês”.
    Desconto por atraso:

    Lei Municipal 1656/1958: “Art. 129 O funcionário perderá:

    II - um terço do vencimento ou da remuneração diária, quando comparecer ao serviço dentro da hora seguinte à marcada para o início dos trabalhos, ou quando se retirar antes de findo o período de trabalho”.


    Panfletagem para a população

    Os sindicatos prepararam um panfleto com os motivos da paralisação, que será enviado aos locais de trabalho durante essa semana. Clique aqui para ver versão digital.

    Esse panfleto pode ser distribuído em frente à unidade para a população que utiliza os serviços públicos.


    Aviso à comunidade

    Além do panfleto, as unidades também podem avisar a comunidade sobre o horário de funcionamento da unidade no dia 28 de outubro.

    Faça o download e personalize o modelo de bilhete e de cartaz preparado pelos sindicatos.

    Arquivos para Baixar:










    Vale lembrar que a anotação de bilhetes nas agendas e cadernos dos alunos é uma forma de comunicação entre a família e as unidades de ensino, que também pode ser utilizada para avisar sobre a paralisação.

    Fotografe e faça o registro

    As direções dos sindicatos não conseguirão estar presente em todas as unidades. Por isso, é importante que cada local se organize para fotografar a atividade. 

    Mande suas fotos para imprensa@sismuc.org.br e vamos mostrar ao desgoverno Greca que o serviço público de Curitiba está unido na luta por respeito e valorização!

    Imprensa SISMUC/SISMMAC
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br
Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.

DOHMS