Notícias

Imprimir
  • 15/05/2019 Geral

    Ato reúne 15 mil em Curitiba e fortalece mobilização para greve geral

    Ato reúne 15 mil em Curitiba e fortalece mobilização para greve geral
    Foto: repórter da base
    Manifestações no dia 15 de maio uniram mais de um milhão de pessoas em todo o país e esquentam mobilização para a greve geral do dia 14 de junho

    Mais de 15 mil pessoas pararam o centro de Curitiba nesta quarta-feira (15), durante o dia nacional de mobilização contra os cortes no orçamento da educação pública. A manifestação, que teve início na Praça Santos Andrade, reuniu estudantes, trabalhadoras e trabalhadores da educação de diferentes redes e níveis de ensino.

    As servidoras e servidores municipais participaram da manifestação e somaram forças à luta nacional contra o corte de 30% na verba destinada às universidades públicas e contra o bloqueio de 39,68% do orçamento da educação básica. Os ataques de Rafael Greca à educação municipal com o congelamento dos planos de carreira e o projeto que libera a contratação sem concurso público também foram lembrados durante o ato, que teve uma parada para protesto em frente à Prefeitura.

    Esquenta para a greve geral do dia 14 de junho

    A mobilização do dia 15 de maio faz parte de um movimento maior, de preparação para uma grande greve geral no dia 14 de junho contra os cortes na educação pública, contra a Reforma da Previdência, contra as privatizações e o fim dos serviços públicos.

    Ajude a fortalecer essa luta que é sua também, em defesa de seus direitos, de seus familiares e amigos. Chame para a paralisação os colegas de trabalho, familiares, vizinhos e a comunidade que utiliza os serviços públicos de nossa cidade. Vamos juntos e firmes construir uma grande greve geral, que paralise fábricas, bancos e equipamentos públicos, e mostre a força da união dos trabalhadores.

    Para preparar a greve do dia 14 de junho o serviço público, o SISMUC e o SISMMAC estão enviando cartazes para os locais de trabalho, para que os servidores tirem foto e enviem para o e-mail dos sindicatos. Envie os seus registros para imprensa@sismuc.org.br
    Mobilização nacional da educação

    As manifestações realizadas nessa quarta-feira reuniram mais de um milhão de pessoas em todo o país e já é a maior mobilização desde a eleição de Jair Bolsonaro (PSL). Segundo estimativas do movimento, foram 250 mil pessoas em São Paulo, 200 mil no Rio de Janeiro, 50 mil Brasília e 100 mil em Belo Horizonte e Fortaleza.

    Pelo menos 75 das 102 universidades e institutos federais do país estão paralisadas ou se somaram aos atos de hoje.

    As manifestações desse dia 15 de maio e os atos estudantis realizados na semana passada mostram que é na luta, com o fortalecimento da nossa união enquanto classe trabalhadora, que vamos conseguir reverter os ataques aos nossos direitos.

    Imprensa sismmac e sismuc
Voltar para o Índice

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba
Rua Nunes Machado, 1577 - Rebouças, Curitiba - PR. CEP: 80220-070     Fone/Fax: (41) 3322-2475 | (41) 98407-4932     E-mail: sismuc@sismuc.org.br

DOHMS